BULLYING: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E MUDANÇAS DE HÁBITOS NAS RELAÇÕES ENTRE CRIANÇAS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR

Autores

  • Mariuza Cunha Morais Oliveira Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha
  • José Raimundo Silva Costa Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC - UBÁ
  • Michele Morais Oliveira Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i10.29915

Palavras-chave:

educação, comportamento, violência.

Resumo

O presente estudo aborda casos de bullying com crianças e os resultados após a concretização de ações voltadas para redução dessa prática no ambiente escolar. Sendo assim, buscou-se, de forma geral, estudar casos de bullying previamente detectados em uma turma que estava no terceiro ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, na cidade de Ipatinga-MG, e mobilizar toda a comunidade escolar para uma campanha permanente em prol de uma cultura de paz e respeito às diferenças. A abordagem qualitativa foi escolhida como perspectiva metodológica, em razão da natureza do estudo, onde há contato direto do pesquisador com a realidade estudada. Como técnica de coleta de dados utilizaram-se dois questionários com perguntas objetivas e subjetivas. Verificou-se que as crianças pouco tratavam da temática em seu cotidiano, demonstrando a necessidade de se tratar desse assunto com elas, esclarecendo melhor o bullying, de forma a chamar a atenção destas para a cessação de comportamentos agressivos entre colegas. As atividades de intervenção foram muito importantes para a mudança de comportamento das crianças quanto à temática, além de ter sido uma interessante forma de aprendizado também em outros conteúdos como Língua Portuguesa e Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariuza Cunha Morais Oliveira, Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha

Professora na Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha - Ipatinga-MG. Graduada em Normal Superior, especialista em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça pela Universidade Federal de Viçosa.

José Raimundo Silva Costa, Fundação Presidente Antônio Carlos - FUPAC - UBÁ

Professor no curso de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça - Universidade Federal de Viçosa. Licenciado em História e mestre em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa.

Michele Morais Oliveira, Universidade Federal de Viçosa - Campus Rio Paranaíba

Professora do curso de Administração na Universidade Federal de Viçosa. - Campus Rio Paranaíba. Bacharel em Administração e em Economia Doméstica. Mestre em Economia Doméstica.

Downloads

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Oliveira, M. C. M., Costa, J. R. S., & Oliveira, M. M. (2014). BULLYING: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E MUDANÇAS DE HÁBITOS NAS RELAÇÕES ENTRE CRIANÇAS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR. Extensão Em Foco, (10). https://doi.org/10.5380/ef.v0i10.29915

Edição

Seção

Artigo Original