BULLYING: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO E MUDANÇAS DE HÁBITOS NAS RELAÇÕES ENTRE CRIANÇAS EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i10.29915Palavras-chave:
educação, comportamento, violência.Resumo
O presente estudo aborda casos de bullying com crianças e os resultados após a concretização de ações voltadas para redução dessa prática no ambiente escolar. Sendo assim, buscou-se, de forma geral, estudar casos de bullying previamente detectados em uma turma que estava no terceiro ano do ensino fundamental, na Escola Estadual Engenheiro Márcio Aguiar da Cunha, na cidade de Ipatinga-MG, e mobilizar toda a comunidade escolar para uma campanha permanente em prol de uma cultura de paz e respeito às diferenças. A abordagem qualitativa foi escolhida como perspectiva metodológica, em razão da natureza do estudo, onde há contato direto do pesquisador com a realidade estudada. Como técnica de coleta de dados utilizaram-se dois questionários com perguntas objetivas e subjetivas. Verificou-se que as crianças pouco tratavam da temática em seu cotidiano, demonstrando a necessidade de se tratar desse assunto com elas, esclarecendo melhor o bullying, de forma a chamar a atenção destas para a cessação de comportamentos agressivos entre colegas. As atividades de intervenção foram muito importantes para a mudança de comportamento das crianças quanto à temática, além de ter sido uma interessante forma de aprendizado também em outros conteúdos como Língua Portuguesa e Geografia.
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