A química e os saberes amazônicos: experiências no projeto de extensão “Despertando pelos Cinco Sentidos”
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i37.99905Palavras-chave:
Ensino de quimica, Bioma Amazônico, Educação Ambiental, Práticas Experimentais, Extensão Universitária, Saberes TradicionaisResumo
Este artigo relata a experiência da ação de extensão “Despertando o Bioma Amazônico pelos Cinco Sentidos”, realizada pela Universidade Federal de Roraima em parceria com escolas públicas estaduais. O objetivo foi promover o ensino de Química para alunos do ensino fundamental e médio por meio de práticas experimentais e sensoriais contextualizadas na realidade amazônica, estimulando a valorização da identidade regional e a consciência socioambiental dos estudantes. As atividades foram organizadas em mesas temáticas, abordando conceitos como pH, reações ácido-base, oxidação, propriedades dos óleos vegetais e identificação de amido em alimentos regionais, utilizando materiais naturais de fácil acesso. A metodologia adotada foi qualitativa, baseada na observação participante e no registro das vivências. Os resultados indicaram que a abordagem prática e interdisciplinar facilitou a compreensão de conceitos químicos abstratos, despertou o interesse dos estudantes pela ciência e valorizou os saberes tradicionais e os recursos naturais locais. Conclui-se que estratégias didáticas contextualizadas ao bioma amazônico são eficazes para o ensino de Química, contribuindo para a formação crítica, ambientalmente consciente e culturalmente situada dos alunos, além de fortalecer vínculos entre universidade e comunidade escolar.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, Ana Alice Freire; SILVA, Ana Beatriz Noberto da; SOUZA, Elaine Lourenço Silva de. Ensinando Química através do estudo da oxidação das frutas: uma experiência lúdica de oficina pedagógica. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 9., 2023, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Editora Realize, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99298.
ALMEIDA, Junio Gonçalves de; SILVA, Rodrigo da Luz; CASSIANI, Suzani; ARAÚJO, Angélica Oliveira de; MESSEDER NETO, Hélio da Silva; STANZANI, Enio de Lorena; SOARES, Gilma Favacho Amoras; SIMÕES NETO, José Euzebio; SOUZA, Ana Paula Grimes de. Saberes populares e ensino de química: diálogos com os conhecimentos sobre plantas medicinais usadas pela comunidade mumbuca. Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/83380.
ALVES, Bruna Luiza Messias; MASSENA, Elisa Prestes. Educação ambiental crítica: o ensino de Química por meio de uma proposta de reconfiguração curricular. Revista Ensin@ UFMS, v. 5, n. 9, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.55028/revens.v5i9.21621.
AUSUBEL, David Paul. Psicologia educacional: uma abordagem cognitiva. São Paulo: Moraes, 1982. 112 p.
BROD, Fernando Augusto Treptow; DUARTE, Valesca de Matos. Metodologias ativas: Aprendizagem Baseada em Projetos como proposta interdisciplinar no Ensino Médio. Revista Espaço Pedagógico, v. 29, n. 2, p. 633–658, 2022. DOI: https://doi.org/10.5335/rep.v29i2.8396.
CAMPOS, Raimundo Sidnei dos Santos. Educação popular, saberes e culturas na Amazônia contemporânea. Revista Acadêmica Online, v. 11, n. 55, p. 1–17, jan. 2025. DOI: 10.36238/2359-5787.2025.v11n55.445. Disponível em: https://revistaacademicaonline.com/index.php/rao/article/view/445.
CARVALHO, Lorrana Beatriz de Jesus; FARIA FILHO, Fausto de Melo. A educação ambiental no ensino de Química das escolas brasileiras de Educação Básica. Revista Prática Docente, Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Confresa, v. 9, e24007, 2024. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2024.v9.e24007.id736.
CASTRO, Matheus Campos; SIRAQUE, Mateus; ALVES, Eloize Silva; SAQUETI, Bruno Henrique Figueiredo; RAMOS, Luara Wesley Candeu. Química de cozinha uma sequência de ensino para o ensino de propriedades coligativas. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.] , v. 14, pág. e335101422120, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22120 .
CAVALCANTE MONTEIRO, Paula; APARECIDA RODRIGUES, Maria; SANTIN FILHO, Ourides; CORCI BATISTA, Michel. Ácidos e bases no cotidiano: uma proposta de experimento investigativo para o ensino médio. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 227–241, 2019. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p227-241.id408.
FERREIRA, J. H. M.; SOUSA, A. C.; COUTINHO, R. M. P.; NETO, R. N. O uso de extratos naturais como indicadores de pH e o ensino de equilíbrio químico no ensino médio. In: 62º Congresso Brasileiro de Química, 2023, Natal - RN. Anais... Natal: [S.n.], 31 out. - 03 nov. 2023. Disponível em: https://www.abq.org.br/cbq/2023/trabalhos/6/25086-30249.html.
FIGARO, Anajara Kaczmareck; FONSECA, Eril Medeiros da; LINDEMANN, Renata Hernandez. Saberes populares, Química e plantas medicinais: uma abordagem de ensino para o nível secundário com base em atividades práticas. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 239–259, 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/REP-2022-63484.
GOMES, Raimunda Kelly Silva; NERY, Vitor Sousa Cunha; BRITO, Angela do Céu Ubaiara. Saberes e vivências na formação de educadores ambientais amazônicos. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, v. 22, n. 2, p. 173–188, 2017. DOI: https://doi.org/10.14295/ambeduc.v22i2.7297
GONÇALVES, Tiago Maretti; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. Metodologia investigativa no ensino de Ciências: uma proposta didática na identificação de amido em produtos naturais. Research, Society and Development, [S.l.], v. 11, n. 16, 2022, e477111637487. DOI: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i16.37487.
HUNGARO, Fernanda; REZENDE, Guelly Urzêda de Mello; CAMPOS, Luciane Domingues de; MAFRA, Mackson Azevedo; CAIADO, Magno Antonio Cardozo. O papel do professor na implementação de metodologias ativas e ensino híbrido: adaptação docente e protagonismo estudantil. Revista Ilustração, v. 6, n. 1, p. 55–64, 2025. DOI: https://doi.org/10.46550/ilustracao.v6i1.419.
LIMA, Rafaela Bayerl de; TROQUEZ, Marta Coelho Castro. Por uma educação escolar indígena decolonial. Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79512.
LOPES, Ingrid Santana. Explorando a química das cores naturais: um estudo do ensino de química por meio de plantas e frutos rico em antocianinas. Anais do I Congresso Norte-Nordeste PIBID/PRP... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/107180.
MACEDO, Susana Rodrigues; SOUSA, Robson Simplicio de; DORNELES, Aline Machado; GALIAZZI, Maria do Carmo. Entre experimentos e fermentos: como o bicarbonato de sódio se tornou um constituinte em processos fermentativos? Educação Química en Punto de Vista, v. 1, n. 1, p. 103–119, 2017. DOI: https://doi.org/10.30705/eqpv.v1i1.896.
MARTINS, Victor de Oliveira; ARAUJO, Alana Ramos. Crise educacional e ambiental em Paulo Freire e Enrique Leff: por uma pedagogia ambiental crítica. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, e105854, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236105854.
MELO, Paula Regina Humbelino de; ALVES, Pericles Vale; CAMARGO, Tatiana Souza de. Integração de conhecimentos de ensino de ciências naturais para uma educação em saúde planetária: estudo em uma comunidade ribeirinha da Amazônia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 24, 2024. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u525547.
MELO, Paula Regina Humbelino de; CAMARGO, Tatiana Souza de; LIMA, Renato Abreu. Produção científica acerca da articulação de saberes tradicionais ao ensino de ciências em contextos ribeirinhos no Amazonas. Educamazônia - Educação, Sociedade e Meio Ambiente, v. 17, n. 2, p. 394–401, 2024. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/educamazonia/article/view/15680/9523.
MIRANDA, Iasmim Maria Silva de; SOUSA, Ana Caroline de; COSTA, Marcos Vinícius; ALMEIDA, José Carlos; SANTOS, Letícia Pereira; OLIVEIRA, Fernanda Lima; LIMA, Rafael de; RODRIGUES, Vanessa Marques. Ensinando química através do estudo da oxidação das frutas: uma experiência lúdica de oficina pedagógica. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/99298.
MONTEIRO, Ercila Pinto; ZULIANI, Silvia Regina Quijadas Aro. A abordagem intercultural nas escolas indígenas Tikuna do Amazonas: o ensino de Química. Ciência & Educação (Bauru), v. 26, e20056, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1516-731320200059.
MOURA, Larissa Pereira de; NEVES, Natália Nascimento. Aprendizagem significativa no ensino de química: uso da temática alimentação como um organizador prévio. Revista Conexão Na Amazônia, 2(edição especial), 54–66, 2021. Disponível em: https://periodicos.ifac.edu.br/index.php/revistarca/article/view/77.
NASCIMENTO, Érica Pereira dos Santos; FERRÃO CANDAU, Vera Maria. Conhecimento, ecologia de saberes e educação intercultural crítica: caminhos em construção. Periferia, v. 16, n. 1, e82523, 2024. DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.82523.
NEVES, Bianca de Araújo; SOUSA DANIEL, Emanuelle Mendes de; FERREIRA, Alessandra; MEDEIROS, Islayne da Silva; SILVINO, Darianna Maria; SARAIVA, Wemerson Pimentel; ARAÚJO, Luciene Pereira de; SILVA, Valter Cardoso da; SOUZA, Mirna Miqueliny Ribeiro. Saberes da experiência e as plantas medicinais: confluência decolonial e intercultural. Anais IX CONEDU, Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/100806.
OLIVEIRA, Bianca Silva; BARROS, Márcio Reis; MORENO-RODRÍGUEZ, Andrei Steveen. Abordagens curriculares no ensino de química/ciências: promovendo a formação crítica. Revista Insignare Scientia, vol. 6, n. 1, p. 176-199, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/370650279_Abordagens_curriculares_no_ensino_de_quimicaciencias_promovendo_a_formacao_critica.
OLIVEIRA, Leandro José Dias Gonçalves de; BENJAMIN, Wilson de Sousa; OLIVEIRA, Daniel Machado de. Ensino de química e iniciação científica no ensino médio: o estudante como pesquisador. Revista acadêmica da lusofonia, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 1–10, 2024. DOI: https://doi.org/10.69807/2966-0785.2024.48.
OLIVEIRA, Michele Barbosa de; HORA, Paulo Henrique Almeida da. O ensino de Química Orgânica: Identificação de amido em alimentos. Diversitas Journal, 8(4), 3103–3113, 2023. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2724.
PANTOJA, L.S.; MARQUES, G.S.; NASCIMENTO, V.F.; OLIVEIRA, H.M.; SANTOS, K.L.B. Relato de experiência – ensino de ácido-base através do experimento “sopro mágico”. In: Congresso Brasileiro de Química – CBQ, 62., 2023. Anais [...]. Disponível em: https://www.abq.org.br/cbq/2023/trabalhos/6/24720-29329.html.
PASSOS, Blanchard Silva; VASCONCELOS, Ana Karine Portela; SILVEIRA, Felipe Alves. Ensino de Química e Aprendizagem Significativa: uma proposta de Sequência Didática utilizando materiais alternativos em atividades experimentais. Revista Insignare Scientia, v. 5, n. 1, p. 610–630, 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n1.12649.
PIRES, Esmeraldo Tavares; SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Saberes da tradição amazônica sobre plantas e ervas nas aulas de Ciências nos anos iniciais. Revista Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26, n. 1, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.18316/recc.v26i1.7554.
RANGEL, Isabela Cristina da Silveira e Silva; CAMPEÃO, Thayná Leite de Oliveira Castilho; AMORIM, Ipsem Andrade de. A eficácia das metodologias ativas no ensino médio: percepções de docentes e discentes. Revista Femass, v. 8, n. 1, p. 1–12, 2024. DOI: https://doi.org/10.47518/rf.v8i1.195.
RAYOL, Breno Pinto; ALVINO-RAYOL, Fabrízia de Oliveira. Integração ensino, pesquisa e extensão agroflorestal na Amazônia central. Extensão Em Foco, n. 19, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5380/ef.v0i19.62504.
REIS, Lohane Bianca Moreira dos; SOUZA, Margarida Carmo de. Extensão universitária: uma contribuição para o ensino-aprendizagem de termoquímica no ensino médio. Revista ELO – Diálogos em Extensão, Viçosa, MG, v. 14, n. 2, 2025. DOI: https://doi.org/10.21284/elo.v14i.19227.
REIS, Madson Feitosa; OLIVEIRA, Lídia Cristina de. Experimentação no ensino de Química: uma atividade experimental de ácidos e bases a partir de indicador natural. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 10., 2024. Anais [...]. João Pessoa: Editora Realize, 2024. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2024/TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10567_TB3435_27102024205255.pdf.
RIBEIRO, Flávia Catarina; LIMA DE LIMA, Ana Beatriz; GARCIA, Rogério Sanches; ARAÚJO, Liderlânio Almeida de. A química dos saberes tradicionais: o tratamento com plantas medicinais e fitoterápicos sob a ótica de alunos da educação do campo. In: Anais do XV Seminário de Desenvolvimento Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (XV SICOOPES), Castanhal (PA): Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA Campus Castanhal, 2023. Disponível em: https://static.even3.com/anais/501146.pdf.
RODRIGUES, Cristiana Nunes; COLATRELI, Olavo Pinhatti; YAMAGUCHI, Klenicy Kazumy de Lima. A valorização dos saberes tradicionais utilizando o tucupi amazônico como ferramenta para o ensino de ciências. Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 2, p. 519-539, maio–agosto, 2020. https://doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9968.
SANTOS, André dos Santos; SANTANA, Ramon de Oliveira; MÓL, Gérson de Souza. Saberes tradicionais e o ensino de Química na Escola Família Agroextrativista do Carvão. Mandacaru: Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Macapá, v. 1, n. 1, p. 1–17, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/mandacaru/article/view/872.
SANTOS, José Carlos Oliveira. Sequência didática com a temática frutas regionais como facilitadora do ensino de química. Anais do V CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/72826.
SILVA, Girlane Santos da; ESTÁCIO, Marcos André Ferreira. Desafios e propostas metodológicas para uma pedagogia decolonial: a inter/transdisciplinaridade como possibilidade para uma educação decolonial. Geoconexões, v. 2, n. 16, p. 197–211, 2023. DOI: https://doi.org/10.15628/geoconexes. 2023.15771.
SILVA, Hellen do Socorro de Araújo; SABOIA, Tiago Corrêa. Ciências da natureza e educação do campo: reflexões formativas no âmbito do Programa “Escola da Terra” da Amazônia Paraense. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 7, 2022. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.rbec.e13823.
SILVA, Mayara Duarte da; BRASILEIRO, Tânia Suely Azevedo. Programa de ação interdisciplinar como modelo de letramento científico na Amazônia. Revista Leia Escola, v. 23, n. 1, p. 142–158, 2023. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.8021721.
SILVA, Priscila Mariano da; SOUZA, Átila de; RABELO, Carlos Eduardo; PINHEIRO, Cliciana de Souza; TAVARES, Fablícia Érica Laborda; FONSECA, Maria Gabriella Flores Severo; ARAÚJO, Suely da Silva Lima; SANTOS, Vanda. Metodologias ativas para o desenvolvimento de habilidades do século XXI. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 4, e3580, 2024. DOI: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-021.
SOARES, Elâyny Hellen Souza; ROSA, Suiane Ewerling da. Ações Educativas no Contexto do Programa Residência Pedagógica: Contribuições do Ensino de Ciências por Investigação no Âmbito de um Itinerário Formativo. Revista Debates em Ensino de Química, v. 9, n. 2, 2023. DOI: https://doi.org/10.53003/redequim.v9i2.5087.
TIRIBA, Léa; PROFICE, Christiana Cabicieri. Crianças da Natureza: vivências, saberes e pertencimento. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 2, e88370, 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623688370.
TURCATTI, Alissa; SPERANÇA, Ana Caroline Cortes; DOS SANTOS, Andressa Trilha; DE FREITAS, Liélen Caroline Rodrigues; BALZAN, Carina Fior Postingher; ECKERT, Kleber. Aproximando a universidade da comunidade: a experiência a partir de um curso de extensão de Língua Portuguesa para imigrantes e refugiados. Extensão Em Foco, v. 1, n. 36, p. 121–135, 2025. https://doi.org/10.5380/ef.v1i36.96516.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Simone Rodrigues Silva, Ednalva, Habdel Nasser Rocha da Costa, Galvão

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.

Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

