A coleção de plantas e fungos do Herbário FFOP nas ações de extensão da Universidade Federal do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95168Palavras-chave:
Exsicata, Ensino de botânica, FungosResumo
Os herbários são comumente relacionados à atividade de pesquisa, através da conservação de amostras de algas, plantas e fungos herborizados. Contudo, esse tipo de coleção biológica apresenta um grande potencial de integração dos campos de ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, o projeto intitulado “Herbário do Setor Palotina: integrado à extensão na UFPR” foi concebido com o intuito de integrar a coleção de plantas e fungos herborizados da UFPR - Setor Palotina, denominada Herbário da Flora e dos Fungos do Oeste do Paraná - FFOP, às escolas da região, buscando fornecer materiais que auxiliassem no processo de ensino-aprendizagem da botânica, assim como desenvolver abordagens que pudessem contribuir para minimizar o desinteresse dos estudantes por essa área. Dessa forma, esse texto teve como objetivo elencar e analisar os resultados obtidos ao longo do primeiro ano de implementação do projeto. Através da interação dialógica foram desenvolvidas atividades como oficinas e visitas de escolas da região. Foram coletadas plantas no campus Palotina para o preparo de material didático bem como de materiais usados na feira anual “Vem pra UFPR”, evento este que oportunizou o contato com as escolas. Ao todo, 345 alunos participaram das ações desenvolvidas no herbário, e cerca de 2000 visitantes passaram pela Universidade durante a feira. Também foram confeccionados 48 materiais didáticos na forma de exsicatas para serem utilizados no âmbito escolar. Além de consolidar o herbário como um ambiente extensionista, o projeto também reafirma o compromisso com a comunidade escolar local ao suprir a demanda por materiais de ensino.
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