A coleção de plantas e fungos do Herbário FFOP nas ações de extensão da Universidade Federal do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95168

Palavras-chave:

Exsicata, Ensino de botânica, Fungos

Resumo

Os herbários são comumente relacionados à atividade de pesquisa, através da conservação de amostras de algas, plantas e fungos herborizados. Contudo, esse tipo de coleção biológica apresenta um grande potencial de integração dos campos de ensino, pesquisa e extensão. Deste modo, o projeto intitulado “Herbário do Setor Palotina: integrado à extensão na UFPR” foi concebido com o intuito de integrar a coleção de plantas e fungos herborizados da UFPR - Setor Palotina, denominada Herbário da Flora e dos Fungos do Oeste do Paraná - FFOP, às escolas da região, buscando fornecer materiais que auxiliassem no processo de ensino-aprendizagem da botânica, assim como desenvolver abordagens que pudessem contribuir para minimizar o desinteresse dos estudantes por essa área. Dessa forma, esse texto teve como objetivo elencar e analisar os resultados obtidos ao longo do primeiro ano de implementação do projeto. Através da interação dialógica foram desenvolvidas atividades como oficinas e visitas de escolas da região. Foram coletadas plantas no campus Palotina para o preparo de material didático bem como de materiais usados na feira anual “Vem pra UFPR”, evento este que oportunizou o contato com as escolas. Ao todo, 345 alunos participaram das ações desenvolvidas no herbário, e cerca de 2000 visitantes passaram pela Universidade durante a feira. Também foram confeccionados 48 materiais didáticos na forma de exsicatas para serem utilizados no âmbito escolar. Além de consolidar o herbário como um ambiente extensionista, o projeto também reafirma o compromisso com a comunidade escolar local ao suprir a demanda por materiais de ensino.

Biografia do Autor

Victor Manuel Lustoza Rotta, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Cascavel - PR

Biólogo, pela Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Conservação e Manejo de Recursos Naturais, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Carina Kozera, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina

Bióloga, docente da Universidade Federal do Paraná do Setor Palotina, Departamento de Biodiversidade. Área de atuação: botânica, sistemática vegetal

Mayara Monteiro Ferreira, Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Agrárias, Centro de Ciências Florestais e da Madeira (CIFLOMA)

Bióloga, formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor Palotina. Mestranda pela UFPR, curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal - área Silvicultura.

Referências

ARANTES, M. K.; KOZERA, C.; BERTICELLI, D. G. D.; MENZE, H. K. H. Contribuições da extensão na formação de discentes dos cursos de graduação da UFPR Setor Palotina. Revista Extensão em Foco, n. 30, p. 84-103, 2023.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União: ano 151, n. 120-A, p.1, 26 jun. 2014. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm

BRASIL. Resolução MEC/CNE/CES n. 7/2018, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial da União: n. 243, seção 1, p. 49 e 50, 19 dez. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pec-g/33371-cne-conselho-nacional-de-educacao/84291-extensao-na-educacao-superior-brasileira

BRASIL-PEIXOTO, S. N. R.; JÚNIOR, G. R. C.; MORAIS, C. R. S.; MENDES, R. M. de S.; EDSON-CHAVES, B. Criação de um herbário virtual como recurso didático para o ensino de Botânica. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p. 1-16, 2021.

CORDI, L.; LIMA, K. P. de; NETO, W. M. F.; SIMÕES, A. O.; CALIÓ, M. F.; KOCH, I. Herbário UEC: dedicando mais tempo à extensão comunitária. Unisanta Bioscience, v. 6, n. 5, p. 168-171 (Edição Especial), 2017.

CORRÊA, T. H. B. Diálogo e alteridade: a extensão na transversalidade do ensino superior. Revista Triângulo, v. 12, n. 1, p. 119-127, 2019.

DEL-MASSO, M. C. S.; ROVEDA, J. A. F.; ZUANON, A. C. C.; GALHARDO, E. Interdisciplinaridade em extensão universitária. Revista Ciência em Extensão, V. 13, N. 3, P. 2-12, 2017.

FERNANDES, M. C.; SILVA, L. M. S. da; MACHADO, A. L. G.; MOREIRA, T. M. M. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, v. 28, n. 4, p. 169-194, 2012.

FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus - AM, maio de 2012. 39p. Disponível em: https://proexc.ufu.br/sites/proexc.ufu.br/files/media/document//Politica_Nacional_de_Extensao_Universitaria_-FORPROEX-_2012.pdf

GONÇALVES, N. G. Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: um princípio necessário. Perspectiva, v. 33, n. 3, p. 1229 - 1256, 2015.

KAWAKITA, K.; ROMAGNOLO, M. B.; FERNANDES, C. E. B.; GARCIA, J. M.; RODRIGUES, L.; RODRIGUES, L.; JATI, S.; PUJALS, A. Herbário do Nupélia/UEM (HNUP): pesquisa e extensão. Unisanta Bioscience, v. 6, n. 5 (Edição Especial), p. 42-47, 2017.

MACHADO, W. de J.; SILVA, A. C. da C. Herbário didático do Colégio Estadual Murilo Braga: estratégia para o ensino de botânica. Paubrasilia, n. 5, p. 2-8, 2022.

MENEZES, L. F. T.; AOYAMA, E. M.; SILVA, E. D.; TEIXEIRA, M. C.; PEREIRA, O. J. Herbário SAMES: conectando pessoas à biodiversidade. Unisanta BioScience, v. 6, n. 5, p. 156-161, 2017.

NUNES, M. de J. M.; OLIVEIRA, T. F. de; SOUZA, R. T. B.; LEMOS, J. R. Herbário didático como ferramenta diferenciada para a aprendizagem em uma escola de ensino médio em Parnaíba, Piauí. Momento, v. 24, n. 2, p. 41-55, 2015.

PAULA, J. A. de. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces, v. 1, n. 1, p. 05-23, 2013.

PAULERT, R.; KOZERA, C.; ZONETTI, P. da C.; STEFANELLO, S.; ARAUJO, F. C.; OLIVEIRA, B. S. de; NARDI, G.; RUPPELT, B. M. Horto de plantas medicinais: modelo didático como contribuição na extensão universitária. Revista Extensão em Foco, n. 27, p. 72-85, 2022.

PEREIRA, T. S.; FERNANDES, S. D. C. Material didático online sobre classificação vegetal para escolas sem acesso às áreas verdes. Revista Eixo, v. 7, n. 2, p. 13-20, 2018.

RIBEIRO, M. R. F.; DE FREITAS MENDES, F. F.; SILVA, E. A. Curricularização da extensão em prol de uma universidade socialmente referenciada. Revista Conexão UEPG, v. 14, n. 3, p. 334-342, 2018.

ROVATI, J.; D’OTTAVIANO, C. Os territórios da extensão universitária. In: Camila D’Ottaviano, João Rovati (Org.). Para além da sala de aula: extensão universitária e planejamento urbano e regional. 1. ed. São Paulo: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, 2017. p. 14-24.

SILVA, W. P. da. As ações de extensão na construção de uma universidade sertaneja. 2016. 135f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.

UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Resolução n. 57/2019, de 13 de dezembro de 2019. Dispõe sobre as atividades de Extensão na Universidade Federal do Paraná. Curitiba: CEPE, 2019. Disponível em: http://www.soc.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2020/03/Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-57.19-CEPE.pdf

UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE). Resolução n. 86/2020, de 23 novembro de 2020. Dispõe sobre a creditação das atividades curriculares de extensão nos currículos plenos dos cursos de graduação da UFPR. Curitiba: CEPE, 2020. Disponível em: http://www.proec.ufpr.br/download/extensao/2021/RESOLUcaO-N-86-2020-CEPE.pdf

UFPR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) / Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC). Instrução Normativa n. 001/2024, de 8 de abril de 2024. Regulamenta os procedimentos administrativos e operacionais para inclusão e integralização da extensão nos currículos dos cursos de graduação de que trata a Resolução 86/20-CEPE/UFPR. Curitiba: PROGRAD/PROEC, 2024.

URSI, S.; SALATINO, A. Nota científica - É tempo de superar termos capacitistas no ensino de biologia: “impercepção botânica” como alternativa para “cegueira botânica”. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v. 39, p. 1-4, 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-16

Como Citar

Rotta, V. M. L., Kozera, C., & Ferreira, M. M. (2024). A coleção de plantas e fungos do Herbário FFOP nas ações de extensão da Universidade Federal do Paraná. Extensão Em Foco, 1(35), 1–17. https://doi.org/10.5380/ef.v1i35.95168