Contribuições de uma Liga de Anatomia Clínica e Cirúrgica durante a Pandemia: Relato de Experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i28.85657

Palavras-chave:

Extensão Universitária, Anatomia, COVID-19

Resumo

Durante a pandemia do novo coronavírus, diversas restrições ao contato social foram implementadas no Brasil e no mundo. Sendo assim, o cotidiano foi forçadamente adaptado às novas necessidades de distanciamento. Dentro do mundo acadêmico, a atuação das ligas acadêmicas foi também acomodada ao contexto. Esse estudo, do tipo descritivo, transversal, retrospectivo de caráter qualitativo, relata as ações da Liga Acadêmica de Anatomia Clínica e Cirúrgica da Universidade Federal do Paraná – Campus Toledo na pandemia. As aulas ministradas pela Liga a cada quinze dias começaram a ser exibidas online, com boa parte sendo aberta ao público. A criação do projeto de extensão “Anatodúvidas”, com postagens informativas baseadas no conhecimento científico e direcionadas para o público geral ocorreu em 2021. A Primeira Jornada de Anatomia Clínica e Cirúrgica do Oeste do Paraná foi realizada de modo completamente virtual, com palestrantes vindos de todo o país nesse mesmo ano. Também foram publicados resumos em Congressos de Medicina. Dessa maneira, a liga agiu na pandemia sob os princípios da democratização do conhecimento, buscando divulgar informações de confiança, despertar o interesse na disciplina e complementando a formação médica.

Referências

CRISTOFOLETTI, E. C., & SERAFIM, M. P. (2020). Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Educação & Realidade, 45(1). https://doi.org/10.1590/2175-623690670

DE ALMEIDA MONTEIRO, J.; COSTA DIAS, M.; RIBEIRO ATHIE, G.; LISBOA MENDES, J.; TERESINHA SILVA, J. Relato da situação dos modos de ensino em cursos de medicina no estado de Goiás durante a pandemia. Itinerarius Reflectionis, Goiânia, v. 17, n. 3, p. 34–50, 2021. DOI: 10.5216/rir.v17i3.70329. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/70329. Acesso em: 12 abr. 2022.

HOFFMANN, L. V., CIORCERO, N. M., ALMEIDA, V. G., ZILLES, A., ZEM, F., & MARQUES, C. M. (2021). Gestão e organização de evento acadêmico online no curso de medicina como ferramenta de atualização em tempos de pandemia: um relato de experiência. Brazilian Journal of Development, 7 (7), 65304-65312. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-007.

MARIN, C. B., ZANATTA, T. A. P., TATIT, U. L., & PICOLOTTO, R. (2021). Extensão nas redes sociais: Teria a pandemia mudado os hábitos da comunidade. Revista Extensão em Foco, 23, 50-69.

MARTELLI, A., HUNGER, M. S., DELBIM, L. R., MAGALHÃES, R. A., & ZAVARIZE, S. F. (2019). Percepção dos acadêmicos dos cursos da área da saúde de uma Instituição de Ensino Superior acerca da Disciplina de Anatomia e sua influência na formação profissional. Archives of health investigation, 8(7). https://doi.org/10.21270/archi.v8i7.3270

MEDEIROS, J. H. B. de, MACEDO, L. M., CHAVES, N. C. B, LIMA, B. R. N., JUNIOR, M. F. de F., OLIVERIA, F. H. L. de, RODRIGUES, A. Y. F., & LOPES, C. M. U. (2020). Desafios do ensino superior durante a pandemia do covid-19: relato de experiência da monitoria de anatomia humana. Brazilian Journal of Development, 6 (10), 84008-84015.https://doi.org/10.34117/bjdv6n10-731.

MENESES, J. R.F., ROCHA, H. F. P., SILVEIRA, K. E. L. da, SOUSA, A. V. D. de, SENA, A. V. A., MIRANDA, M. F. A. de, BELTRÃO, B. C. R., GOMES, F. V. M., PINTO, A. S. B., ANDRADE, A. R. O. de, MENDES JUNIOR, F. das C. C., PEREIRA JÚNIOR, J. L., LIMA, L. F. B., GARCÊS, T. C. de C. S., & NÓBREGA NETO, A. de P. R. (2021) . Learning estrategy of Human Anatomy in basic Medical curriculum in a pandemic context: experience report using instagram. Research, Society and Development, 10(7), e42110716923, 2021. https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/16923.Doi: 10.33448/rsd-v10i7.16923

PEREIRA, A.S.; SHITSUKA, D.M.; PARREIRA, F.J.; SHITSUKA, R. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018. (https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_MetodologiaPesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1)

PULIDO C. M., EUGENIO, L. R., SAMA G. R., & CARBALLIDO B. V. (2020). A New Application of Social Impact in Social Media for Overcoming Fake News in Health. International Journal of Environmental Research and Public Health, 17(7): 2430. https://doi.org/10.3390/ijerph17072430

SANTOS, A. de O., BARROS, F. P. C. de, & DELDUQUE, M. C. (2019). A pesquisa em saúde no Brasil: desafios a enfrentar. Saúde Em Debate, 43(5), 126–136. https://doi.org/10.1590/0103-11042019s511

SANTOS, B. M., CORDEIRO, M. E. C., SCHNEIDER, I. J. C., & CECCON, R. F. (2020). Educação Médica durante a Pandemia da Covid-19: uma Revisão de Escopo Revista Brasileira de Educação Médica, 44 (01).

SILVA, I., & GOUVEIA, F. (2021). Engajamento informacional nas redes sociais: como calcular? AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, 10(1), 94 - 102. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v10i1.76633

SILVA, J. H. da, FOUREAUX, G., SÁ, M. A. de, SCHETINO, L. P. L., & GUERRA, L. B. (2018). O ensino-aprendizagem da anatomia humana: avaliação do desempenho dos alunos após a utilização de mapas conceituais como uma estratégia pedagógica. Ciência & Educação, 24(1), 95–110. https://doi.org/10.1590/1516- 731320180010007

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Pinkoski, I. M., Silva, E. J. R. da, Souza, C. de B. T., Lopes Pastro, M. G., & Pereira, K. F. (2022). Contribuições de uma Liga de Anatomia Clínica e Cirúrgica durante a Pandemia: Relato de Experiência. Extensão Em Foco, (28). https://doi.org/10.5380/ef.v0i28.85657

Edição

Seção

Relato de Experiência