Open Journal Systems

Quem pensa no bem estar docente? Cartas de tempos pandêmicos

Aline Dorneles

Resumo


Apresentam-se as cartas da docência como registros vividos em tempos pandêmicos. As cartas remetem reflexões a respeito da escola, da docência e do contexto social e político da educação pública, a partir da escrita narrativa das experiências da própria autora do texto. As cartas também convidam a pensar em quem cuida dos professores e professoras no contexto educativo, e assim fomentar a importância do bem estar profissional. São cartas escritas durante o processo de formação no projeto Cirandar: rodas de investigação na escola, com aposta na escrita narrativa como modo documentar e promover a autoria dos professores participantes. Desse modo, primeiramente as cartas são trazidas como de registro do viver e ser docente em tempos outros, tempos pandêmicos que deslocam o fazer e pensar educativo. Posteriormente, reflexões teóricas são tecidas como possibilidade de fomentar a narrativa como modo de compreender a docência a partir da experiência.


Palavras-chave


Experiência. Investigação narrativa. Formação docente.

Texto completo:

PDF

Referências


BENJAMIN, W. O narrador, considerações sobre a obra de Nicolai Leskov. In: BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, v.1. 7 ed. [Trad. Sérgio Paulo Rouanet]. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRUNER, J. A Construção Narrativa da Realidade, v.1. 18 ed. [Trad. Waldemar Ferreira Netto]. pp. 1-21, 1991.

BRUNER, J. Atos de significação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

COSTA, M. Prefácio. In: GUEDES, A.; RIBEIRO, T. Pesquisa, alteridade e experiência: metodologias minúsculas. Rio de Janeiro: Ayvu, 2019.

DORNELES, A. Rodas de Investigação Narrativa na Formação de Professores de Química: pontos bordados na partilha de experiências. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016.

FRANCO, B; LOLLO, J. A menina que falava bordado. Barueri, SP: Manole, 2010.

FLICKINGER, H.G. Da experiência da arte à hermenêutica filosófica. In: ALMEIDA, C.; FLICKINGER, H.G.; RONDEN, L. Hermenêutica Filosófica: nas trilhas de Hans-Georg Gadamer. Coleção Filosofia. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Novo Hamburgo: Feevale, 2003.

GUIMARÃES ROSA, J. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

LISPECTOR, C. Crônicas para jovens: de escrita e vida. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, jan-abr, n. 19, p. 20-28, 2002.

LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i25.81258