Cirandar: São Gabriel-RS entra na roda de narrativas sobre docência
DOI:
https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81010Palavras-chave:
Formação continuada. Educação básica. Cotidiano escolarResumo
O Cirandar iniciou-se em São Gabriel-RS através de uma busca incessante por oportunidades de aprender e de dar voz às nossas experiências vivenciadas em sala de aula. Este relato tem como objetivo compartilhar um pouco dessa trajetória, da chegada das rodas de conversa sobre docência nessa cidade, dando início a um processo de investigação na escola. Nossa roda de São Gabriel é composta por professores da rede básica, desde a educação infantil até o ensino médio, com a participação também de gestores e de acadêmicos que exercem monitoria nas escolas. No movimento de ciranda, unidos, de mãos dadas por um objetivo comum, encontramos espaço de fala, de escuta e de acolhida às angustias do cotidiano da docência. Precisamos de espaços como esse para compartilhar as experiências de sala de aula e dar voz àqueles que fazem a educação básica. Que mais cidades e professores possam ser acolhidos pela metodologia do Cirandar e tenham suas trajetórias docentes escutadas e valorizadas.
Referências
BETTIOL, M.R.B. Mário de Andrade e a especificidade do gênero epistolar: o esboço de uma teoria. Revista do instituto de Estudos Brasileiros. N65. Dez 2016 (p.227-236) Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rieb/n65/2316-901X-rieb-65-00227.pdf> Acesso em: 20 de abr. 2021.
CARPINEJAR, F. Colo, por favor: Reflexões em tempo de isolamento. São Paulo: Planeta, 2020.
IBGE. IBGE Cidades. Brasília: IBGE, 2021. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov. br/brasil/rs/sao-gabriel/panorama>. Acesso em: 04 de mai. 2021.
IORC, T. Música Um dia após o outro. (2019) Disponível em: < https://www.letras.com. br/tiago-iorc/um-dia-apos-o-outro> Acesso em: 06 de out. 2020.
LIBÂNEO, J.C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-28, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ep/v38n1/aop323.pdf.> Acesso em: 20 de nov. 2020.
MENTIMETER. Disponível em: <https://www.menti.com/> Acesso em: 24 de abr. 2021.
NOGUEIRA, L. Sabedoria divina da natureza- Ep 34 – Dente-de-lesão. 2018. Disponível em: <https://encontrocomanatureza.blogspot.com/2018/05/sabedoria-divina-da-natureza-ep-34.html> Acesso em: 16 de out. 2020.
NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível em: <https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf.> Acesso em: 20 de nov. 2020.
PASTORIO, E. Nucleação das Escolas do Campo: o caso do município de São Gabriel/RS. 2015. 162 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Programa de Pós-Graduação em Geografia, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.
PIXABAY. Imagem dente-de-lesão. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/photos/ dente-de-le%C3%A3o-facilidade-v%C3%B4o-2338138/> Acesso em: 20 de abr. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.
Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional