Cirandar: São Gabriel-RS entra na roda de narrativas sobre docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81010

Palavras-chave:

Formação continuada. Educação básica. Cotidiano escolar

Resumo

O Cirandar iniciou-se em São Gabriel-RS através de uma busca incessante por oportunidades de aprender e de dar voz às nossas experiências vivenciadas em sala de aula. Este relato tem como objetivo compartilhar um pouco dessa trajetória, da chegada das rodas de conversa sobre docência nessa cidade, dando início a um processo de investigação na escola. Nossa roda de São Gabriel é composta por professores da rede básica, desde a educação infantil até o ensino médio, com a participação também de gestores e de acadêmicos que exercem monitoria nas escolas. No movimento de ciranda, unidos, de mãos dadas por um objetivo comum, encontramos espaço de fala, de escuta e de acolhida às angustias do cotidiano da docência. Precisamos de espaços como esse para compartilhar as experiências de sala de aula e dar voz àqueles que fazem a educação básica. Que mais cidades e professores possam ser acolhidos pela metodologia do Cirandar e tenham suas trajetórias docentes escutadas e valorizadas.

Biografia do Autor

Loraine Rodrigues Jardim, Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel-RS

Mestra em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas, professora de Ciências da Secretaria Municipal de Educação de São Gabriel, São Gabriel, RS, Brasil.

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Publicado

2021-12-01

Como Citar

Jardim, L. R. (2021). Cirandar: São Gabriel-RS entra na roda de narrativas sobre docência. Extensão Em Foco, (25). https://doi.org/10.5380/ef.v0i25.81010

Edição

Seção

Relato de Experiência