A FORMAÇÃO DE PÚBLICO EM CINEMA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO BÁSICO: um relato de experiência do Projeto de Extensão “Cinema em Todo Lugar”
Palavras-chave:
extensão, cultura, sala de cinema, formação de público, linguagem de cinemaResumo
O presente artigo apresenta os resultados do Projeto de Extensão “Cinema em Todo Lugar”. A ação surge do anseio de levar o acervo das 38 edições do Festival Guarnicê de Cinema para os lugares mais distantes do Estado do Maranhão, que não possuem acesso à sala de cinema. Nessa primeira edição, o projeto buscou levar o cinema para escolas de ensino básico da periferia de São Luis, nos bairros Sá Viana e Vila Embratel, tendo como objetivo principal a formação de público para cinema, por meio de uma intervenção com material didático para alunos e professores. A primeira mostra do projeto realizou a exibição de curtas, selecionados por uma curadoria especializada, para crianças e jovens, levando a sala de cinema aos espaços das comunidades, e, ainda, promoveu, uma intervenção pedagógica, com cartilhas e oficinas para a sensibilização entre alunos e professores sobre conceitos da linguagem do cinema. A realização do projeto foi totalmente financiada por edital do Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual - SAV/MINC
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, e qualquer parte das publicações pode ser reproduzida, desde que atribuídos os devidos créditos.
Todos os artigos publicados na Revista Extensão em Foco estão sob a licença CC BY 4.0 Internacional.

Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional

