Open Journal Systems

GERAÇÃO DE IMAGEM ESFÉRICA EM 360 GRAUS COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM APLICADA NO ÂMBITO ESCOLAR

Daniele Troyan, Maria do Carmo Duarte Freitas, Celso Yoshikazu Ishida

Resumo


Relata a experiência do uso da fotografia no Projeto de Extensão “Projeção e Visualização Científica dos 100 anos de Dados Históricos UFPR” como ferramenta capaz de desenvolver o raciocínio espacial e de visualização que, se aplicada a educação, estimula e fixa a atenção do aluno e o conteúdo das disciplinas. Identifica as vantagens e desvantagens de seu uso como prática didático-pedagógica em classe para trabalhar temas de criatividade. O experimento faz uso da tecnologia 360 graus esférico capaz de captar e unir séries de fotos de uma câmera digital amadora (que não permite troca de lentes) por intermédio de programas gratuitos e fornece o modelo de realidade virtual, que permite a real noção de tempo e espaço, sendo possível a visualização do todo, com o giro da imagem, e também a visualização dos detalhes por aproximação. Obtivemos resultados com boa qualidade de imagem e custo mais baixo que o utilizado por empresas. Tem-se a expectativa de unir temas como a educação e a tecnologia em escolas públicas, propiciando aplicações diferenciadas aos estudantes e estimulando o interesse pelos estudos.


Palavras-chave


Tecnologia 360 graus; Softwares gratuitos; Métodos educativos escolares.;Novos métodos de ensino; Fotografia

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i8.35661