Arte na Escola, na Universidade, na Rua: a Interface dos Cursos de Formação em ARte e a Extensão Universitária

Autores

  • Célia Pereira Gomes
  • Nádia Régia M. Neckel

DOI:

https://doi.org/10.5380/ef.v0i2.24718

Palavras-chave:

Extensão, conhecimento, arte

Resumo

Este texto pretende uma reflexão a cerca da constitutividade dos cursos de formação em artes e suas interfacescom a extensão universitária. As considerações aqui tecidas ancoram-se nas perspectivas atuais do ensino daarte bem como da constituição da extensão enquanto parte do tripé que sustenta a universidade: Ensino -Pesquisa - Extensão. Apontamos que tais instâncias não são lineares nem tão pouco estanques, mas constituem-se mutuamente e colocam em movimento, sempre em relação à, o processo de construção do conhecimentoda/na sociedade.

Biografia do Autor

Célia Pereira Gomes

Coordenadora de Extensão e Cultura na Universidade do Contestado - Canoinhas SC - Graduada em Licenciatura Plena
Educação Física pela Universidade Cruz Alta RS; Mestre em Educação e Cultura - Udesc, Joinville/ SC; Orienta projeto de pesquisa
e extensão.

Nádia Régia M. Neckel

Professora na Universidade do Contestado - Canoinhas SC - Graduada em Licenciatura Plena Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria RS; Mestre em Ciências da Linguagem - Unisul, Florianópolis/ SC; Doutoranda Lingüística Unicamp/SP. Entre os anos de 1999 a 2004 atuou como assessora de extensão e cultura na mesma universidade.
Atualmente atua no Curso de Artes Visuais, no Pólo Arte na Escola e como pesquisadora do NUPAE - Núcleo de Pesquisa em Arte e Educação (de caráter interinstitucional) e orienta projeto de pesquisa e extensão.

Downloads

Como Citar

Gomes, C. P., & Neckel, N. R. M. (2008). Arte na Escola, na Universidade, na Rua: a Interface dos Cursos de Formação em ARte e a Extensão Universitária. Extensão Em Foco, (2). https://doi.org/10.5380/ef.v0i2.24718

Edição

Seção

Dossiê - Cultura e Arte