Narrar a vida e os modos de (re)existência como pessoa neuroatípica no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.91892Palabras clave:
Pessoas neuroatípicas. Pesquisa Narrativa. Educação Inclusiva.Resumen
O presente texto busca compreender como os processos de inclusão/exclusão de estudantes universitários/as com Transtornos do Espectro Autista (TEA) vão sendo produzidos no âmbito da educação básica e da universidade. Tomamos a Pesquisa narrativa ancorada no método (auto)biográfico com enfoque biográfico-narrativo e numa perspectiva da abordagem qualitativa. O dispositivo para produção e recolha de dados se deu através de uma carta narrativa, cuja consigna foi “Narrar a vida e os processos formativos: Como cheguei até aqui!”, tomando como eixos temáticos processos de vida-escolarização e inclusão/exclusão na Universidade. Tivemos como participante do estudo uma estudante-narradora do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Conclui-se que afirmar uma identidade como pessoa autista, neuroatípica e com deficiência confronta as estruturas mais rígidas e, isso tem significado uma construção de vida nas fronteiras.
Citas
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais [recurso eletrônico]: DSM-5/American Psychiatric Association. Tradução: Maria Inês Corrêa Nascimento ... et al.]. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
BERTAUX, Daniel. Narrativas de vida: a pesquisa e seus métodos. Natal: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2012: Resumo Técnico. Brasília, 2013. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf. Acesso em: 02 de jun. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Superior 2015: Resumo Técnico. Brasília, 2018. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/resumo_tecnico/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2015.pdf. Acesso em: 02 de jun. 2023.
BRASIL. Resolução nº 510/2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 01 de jun. 2024.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Superior 2020: Resumo Técnico. Brasília, 2022. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_da_educacao_superior_2020.pdf. Acesso em: 02 de jun. 2023.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo Escolar da Educação Básica 2022: Resumo Técnico. Brasília, 2023. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/estatisticas_e_indicadores/resumo_tecnico_censo_escolar_2022.pdf. Acesso em: 02 de jun. 2023.
CAMPBEL, Fiona Kumari. Contours of ableism: the production of disability and abledness. Palgrave Macmillan: New York, 2009.
DINIZ, D. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.
DINIZ, D; BARBOSA, L.; SANTOS, W. R. Dos. Deficiência, Direitos Humanos e Justiça. Revista Internacional de Direitos Humanos. v. 6. n 11. dez. 2009. p. 65-77. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/sur/a/fPMZfn9hbJYM7SzN9bwzysb/?lang=pt >. Acesso em: 07/12/2023.
SILVA, Tomaz Tadeu. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VEIGA-NETO, Alfredo. Incluir para excluir. In: Habitantes de babel: políticas e poéticas da diferença. Tradução de Semíramis Gorini da Veiga. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
GONZÁLEZ-MONTEAGUDO, José; OCHOA-PALOMO, Carmen. El Giro Narrativo En España: Investigación y formación con enfoques auto/biográficos. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v. 19, n. 62, p. 809-829, jul./set., 2014.
MOTA, C. M. de A. Ser-na-roça: ruralidade da presença e experiências do ser-docente. 2022. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.
ORTEGA, Francisco. Deficiência, autismo e neurodiversidade. Ciência & Saúde Coletiva, n. 14. v. 1. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/CPcMbsxxyfF3CXSLwTcprwC/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 de jan. 2023. P. 67-77.
RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa: a configuração do tempo na narrativa de ficção. Tradução Márcia Valéria Martinez de Aguiar. v. 2. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

