Sentidos atribuídos à educação escolar pelos Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos/SC e a articulação desse direito com outras lutas

Autores

Palavras-chave:

Educação escolar indígena. Sujeitos escolares indígenas. Guarani. Currículo. Infância.

Resumo

Este artigo é fundamentado em pesquisa realizada com crianças indígenas e seus professores a respeito dos sentidos por eles atribuídos à educação escolar e como esta se articula à luta dos povos indígenas pelo reconhecimento de suas culturas e direitos. Utilizam-se como aporte teórico discussões decoloniais em associação com contribuições provindas de estudos sobre educação escolar indígena. Além da etapa dedicada à realização de estudos bibliográficos e documentais, foi realizada pesquisa empírica na Escola Itaty/SC, com emprego de estratégias do método etnográfico, como observação participante, registros fotográficos, conversas informais, entrevistas, desenhos e narrativas orais produzidas sobre estes pelas crianças, com ênfase nestes dois últimos recursos. Os resultados deixam entrever que as experiências educativas destacadas pelas crianças e professores, mesmo quando vinculadas ao contexto escolar, se expandem para além da escola, mobilizando diferentes atores sociais e borrando fronteiras culturais, etárias e identitárias, ao ponto de gestar situações de ensino-aprendizagem agenciadoras de modos plurais e, por vezes insurgentes, de ser criança, adulto, professor, estudante, guarani, ativista, cidadão etc. Conclui-se que conhecer a perspectiva e os anseios dos atores diretamente implicados na educação escolar indígena acerca deste tema é um caminho que pode levar não apenas à compreensão do papel que a escola exerce na perpetuação ou enfrentamento das inúmeras opressões/violências sob as quais vivem as populações indígenas, mas à potencialização da construção da luta política que elas podem empreender em diferentes campos (educação, moradia, território, saúde etc.).

Biografia do Autor

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), mestrado em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2008), doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (2013), pós-doutorado em Educação pela USP (2020). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, onde atua desde 2010 junto aos cursos de licenciatura da instituição e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Nauíra Zanardo Zanin, Universidade Federal da Fronteira Sul

ossui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Pós-doutoranda no Programa de PósArq/UFSC. É professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul e Pesquisadora do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI) da UFSC, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural (IBP). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Edificações e Comunidades Sustentáveis, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade no ambiente construído, construção autóctone, arquitetura junto a povos indígenas, ambientes escolares, lugares de aprendizagem, apropriação do espaço, percepção ambiental e paisagem cultural.

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Mendes Silva, I. M., & Zanin, N. Z. (2024). Sentidos atribuídos à educação escolar pelos Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos/SC e a articulação desse direito com outras lutas. Educar Em Revista, 40(1), e88555. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88555

Edição

Seção

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente