Crianças Kaingang em Espaços Urbanos: Aprendizagens Culturais e Sustentabilidade Indígena no Paraná

Autores

Palavras-chave:

Crianças Kaingang. Cidades. Artesanato. Sustentabilidade Indígena

Resumo

O texto aborda a presença de crianças Kaingang com suas famílias, na cidade de Maringá – PR, para a coleta de víveres, produção e comercialização do artesanato. Problematiza-se a redução dos territórios indígenas, o avanço urbano sob áreas tradicionais de caça, pesca e coleta e as novas estratégias indígenas para a sustentabilidade e manutenção sociocultural e linguística dos grupos, com ênfase na educação das crianças. Por meio de pesquisa documental e empírica, buscamos evidenciar que, apesar da existência de uma farta legislação internacional de proteção aos direitos indígenas, incrementada a partir dos anos de 1980, estas populações sofrem preconceito e discriminação nas cidades, locais onde buscam o sustento familiar. Em uma estratégia de resistência e (re)territorialização, as cidades têm se tornado espaços de aprendizagem de crianças indígenas Kaingang que, estando junto às suas famílias, são ensinadas a “ganhar a vida”, mantendo suas identidades e língua preservadas, apesar de toda a exclusão que vivenciam.

Biografia do Autor

Rosângela Célia Faustino, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora em Educação. Professora associada do Departamento de Teoria e Prática da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá - UEM.

Maria Simone Jacomini Novak, Universidade Estadual do Paraná/Unespar, Paranavaí, Paraná

Doutora em Educação. Professora Adunto do Colegiado de Pedagogia e do Mestrado em Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR da Unespar - Campus de Paranavaí.

Lúcio Tadeu Mota, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em História (UNESP-SP), Pós-doutorado em Antropologia PPGAS - Museu Nacional (RJ), Pós-doutorado em Arqueologia MAE/USP. Professor do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História (PPH-UEM/PR). Pesquisador do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-história

Publicado

2024-05-03

Como Citar

Faustino, R. C., Novak, M. S. J., & Mota, L. T. (2024). Crianças Kaingang em Espaços Urbanos: Aprendizagens Culturais e Sustentabilidade Indígena no Paraná. Educar Em Revista, 40(1), e88551. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88551

Edição

Seção

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente