Mas, afinal, que sujeito é esse? Dilemas éticopolíticos, concepções de democracia e os sujeitos da aprendizagem na BNCC do Ensino Médio

Autores

Palavras-chave:

BNCC do Ensino Médio. Democracia. Sujeitos da Aprendizagem. Ética e política.

Resumo

O artigo examina as relações entre os sujeitos da aprendizagem, tanto o estudante quanto o/a professor/a, e a mobilização do conceito de democracia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) correspondente à etapa do Ensino Médio, com destaque para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na versão final de 2018. A partir das circunstâncias históricas de produção dessa versão final da BNCC e da delimitação teórica dos dilemas que afetam as subjetividades contemporâneas, é analisado o modo pelo qual o conceito de democracia figura no texto da base curricular mencionada. Constata-se que a democracia é situada como regulador das aspirações ético-políticas de estudantes, sob o viés, no entanto, de horizonte de estabilidade política, desprovida de historicidade, esvaziando assim a agência e o enfrentamento da crise contemporânea pelos sujeitos da aprendizagem.

Biografia do Autor

Marcia de Almeida Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Professora Associada do Departamento de História do IFCH/UERJ. Pesquisadora 2 pelo CNPQ e Cientista do Nosso Estado pela Faperj. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades (NUBHES).

Daniel Pinha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Professor Associado do Departamento de História da UERJ. Jovem Cientista Faperj e Procientista UERJ. Coordenador do PROFHISTORIA UERJ e da Comunidade de Estudos de Teoria da História da UERJ - COMUM.

Publicado

2022-12-21

Como Citar

Gonçalves, M. de A., & Pinha, D. (2022). Mas, afinal, que sujeito é esse? Dilemas éticopolíticos, concepções de democracia e os sujeitos da aprendizagem na BNCC do Ensino Médio. Educar Em Revista, 38. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86015

Edição

Seção

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente