Mas, afinal, que sujeito é esse? Dilemas éticopolíticos, concepções de democracia e os sujeitos da aprendizagem na BNCC do Ensino Médio

Autores/as

Palabras clave:

BNCC do Ensino Médio. Democracia. Sujeitos da Aprendizagem. Ética e política.

Resumen

O artigo examina as relações entre os sujeitos da aprendizagem, tanto o estudante quanto o/a professor/a, e a mobilização do conceito de democracia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) correspondente à etapa do Ensino Médio, com destaque para a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na versão final de 2018. A partir das circunstâncias históricas de produção dessa versão final da BNCC e da delimitação teórica dos dilemas que afetam as subjetividades contemporâneas, é analisado o modo pelo qual o conceito de democracia figura no texto da base curricular mencionada. Constata-se que a democracia é situada como regulador das aspirações ético-políticas de estudantes, sob o viés, no entanto, de horizonte de estabilidade política, desprovida de historicidade, esvaziando assim a agência e o enfrentamento da crise contemporânea pelos sujeitos da aprendizagem.

Biografía del autor/a

Marcia de Almeida Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Professora Associada do Departamento de História do IFCH/UERJ. Pesquisadora 2 pelo CNPQ e Cientista do Nosso Estado pela Faperj. Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades (NUBHES).

Daniel Pinha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Professor Associado do Departamento de História da UERJ. Jovem Cientista Faperj e Procientista UERJ. Coordenador do PROFHISTORIA UERJ e da Comunidade de Estudos de Teoria da História da UERJ - COMUM.

Publicado

2022-12-21

Cómo citar

Gonçalves, M. de A., & Pinha, D. (2022). Mas, afinal, que sujeito é esse? Dilemas éticopolíticos, concepções de democracia e os sujeitos da aprendizagem na BNCC do Ensino Médio. Educar Em Revista, 38. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/86015

Número

Sección

Dossiê Sujeito e Conhecimento: articulações em contextos de formação e atuação docente