“Em íntimo contato com a natureza”: educação, saúde e trabalho na Escola Hospital José de Mendonça

Autores

Palavras-chave:

higiene, medicina natural, escolas hospitais, educação do corpo.

Resumo

Este artigo busca examinar práticas instituídas na Escola Hospital José de
Mendonça, criada no final dos anos 1930 em Araruama, interior do estado do
Rio de Janeiro. Demarcada em seu espaço e em suas atividades cotidianas por
intenções médicas e educativas, a escola hospital reuniu, primordialmente,
crianças que frequentavam as escolas públicas da cidade do Rio de Janeiro,
acometidas de males passíveis de cura ou tratamento. Nessa instituição,
elas foram expostas à educação formal, ao trabalho e a práticas corporais
calcadas nos pressupostos da medicina natural, dentre as quais os banhos de
mar, a exposição ao sol e ao ar marítimo foram utilizados no tratamento dos
casos doentios. Os objetivos visados pela escola hospital, concebida como
uma espécie de contraponto à vida na cidade, com seus ritmos e seus males,
articulavam-se em torno da crença no valor de uma natureza que restaura,
alivia e tonifica. Os discursos de seu idealizador, o médico Oscar Clark,
oferecem indícios do projeto mais amplo em que se inscrevia a iniciativa: um
projeto modernizador, defendido por frações do pensamento social brasileiro,
que tinha como pilares a cura de um povo considerado doente e a sua redenção
por meio da alfabetização, do trabalho e das práticas de educação do corpo.

Biografia do Autor

Henrique Mendonça da Silva, Secretaria de educação do estado do RIo de Janeiro

Professor da Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2017).

Heloísa Helena Pimenta Rocha, Universidade estadual de Campinas (Unicamp)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2001), com estágios de pós-doutorado no Centro de Ciencias Humanas y Sociales (CSIC/Espanha, 2018), PUC-SP (2017) e Universidad de Buenos Aires (2008). Professora Livre-Docente na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas; coordenadora associada do Centro de Memória da Educação/FE-Unicamp; editora-chefe da Revista Resgate. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Downloads

Publicado

2021-09-27

Como Citar

da Silva, H. M., & Rocha, H. H. P. (2021). “Em íntimo contato com a natureza”: educação, saúde e trabalho na Escola Hospital José de Mendonça. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/77090

Edição

Seção

Demanda Contínua