Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática

Autores

  • Annatália Meneses de Amorim Gomes
  • Conceição Maria de Albuquerque
  • Ana Maria Fontenelle Catrib
  • Raimunda Magalhães da Silva
  • Marilyn Kay Nations
  • Mirna Frota de Albuquerque

Palavras-chave:

ensino-aprendizagem, didática, prática pedagógica, teaching-learning, didactics, pedagogical practice

Resumo

O saber-fazer docente desperta o interesse dos educadores que tratam deste tema sob diferentes ópticas: competência do professor; integração do conhecimento subjacente do aluno; do professor reflexivo-crítico; da proposta de educação libertadora e prática política; e reconhecimento da complexidade da educação e reflexão sobre a fragmentação das disciplinas, dificultando a interdisciplinaridade. Este estudo descritivo qualitativo trata de um processo de ensino a partir de análises teóricas e empíricas, proposto por Edga Morin, ocorrido na disciplina Didática, no Mestrado em Educação·em Saúde da UNIFOR, em 2004. Participaram da pesquisa vinte mestrandos de várias categorias profissionais. Os resultados demonstram que a dinâmica empregada propiciou a integração, maior compreensão dos conceitos e obtenção de clima descontraído para aprendizagem. Concluímos que estratégias tais como jogo; dinâmicas grupais e psicodrama pedagógico favorecem a participação e a expressão de sentimentos, permitem a interação, assimilação e compartilhamento das experiências na elaboração coletiva do conhecimento.

Downloads

Como Citar

Gomes, A. M. de A., Albuquerque, C. M. de, Catrib, A. M. F., Silva, R. M. da, Nations, M. K., & Albuquerque, M. F. de. (2006). Os saberes e o fazer pedagógico: uma integração entre teoria e prática. Educar Em Revista, 22(28), p. 231–246. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/7622

Edição

Seção

Demanda Contínua