A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira

Autores

Palavras-chave:

Internacionalização, Educação Superior, Pós-Graduação, CAPES, Política Pública

Resumo

Este artigo tem como foco principal o processo de internacionalização da pós-graduação brasileira. Através da análise dos Boletins Informativos da Capes (InfoCAPES) do período de 1994 a 2002 e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG) de 1975 a 2011, observa-se que a internacionalização foi gradualmente sendo construída, aparecendo inicialmente como “inserção internacional”, como item de avaliação de cursos 6 e 7, até se tornar uma política pública para a pós-graduação brasileira no PNPG 2011-2020. Procura-se demonstrar, também, que algumas questões discutidas desde a década de 1990 ainda hoje são pautas das políticas da Capes para o sistema de pós-graduação, relacionadas à avaliação e à internacionalização.

Biografia do Autor

Rosemeri Nunes Feijó

Doutora em Políticas Públicas pela UFRGS.

Downloads

Publicado

2021-09-27

Como Citar

Feijó, R. N., & Trindade, H. (2021). A construção da política de internacionalização para a pós-graduação brasileira. Educar Em Revista, 37. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/76211

Edição

Seção

Demanda Contínua