Estudantes de primeira geração (P-Ger) na educação superior brasileira: analisando os dados da PNS – 2013
Abstract
O presente artigo, com olhar prospectivo, reflete acerca do novo perfil estudantil
na educação superior, mais atentamente ao estudante de primeira
geração (P-Ger). Para tal, discute, inicialmente, com fundamento em pesquisa
bibliográfica, o conceito de estudante de primeira geração (P-Ger) e suas
características. Num segundo momento, são analisados, de forma inédita,
dados sobre os P-Ger, em fonte oficial da Pesquisa Nacional da Saúde –
PNS – do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE – de 2013.
São levantadas considerações quanto à inclusão dos P-Ger na educação
superior do país, destacando o processo de colaboração institucional para a
minimização das tensões entre dominantes e dominados no campo científico.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

