Ritos, rituais e rotina: educação feminina nos colégios confessionais católicos no século XX
Resumo
Ao participar do processo de formação das novas gerações, as instituições educacionais compartilharam também da responsabilidade pelo ensino dos demais códigos sociais dos quais se tornariam responsáveis, quer pela manutenção quer pela transformação, das dinâmicas da sociedade. Instituições de ensino resguardam compromissos, como oferecer conhecimentos técnico- -científicos fundamentados e preceitos validados pela sociedade na qual estão inseridas. A sociedade brasileira partilhou tardiamente com a escola a tarefa de formação das novas gerações em razão do “modelo de desenvolvimento” adotado. Ao longo da História nacional, o acesso à educação formal é um direito recente, especialmente quando se refere à parcela feminina da população. Embora o acesso tenha sido tardio no Brasil, a educação formal estava disponível principalmente em colégios confessionais, em sua maioria católicos. Nos colégios católicos, no decorrer do século XX, incluíram-se na rotina dos neófitos, além dos conteúdos curriculares, atividades diversas para formar caráter, condutas sacra e intelectual, cuja execução delineou marcas nas memórias daqueles que as vivenciaram, ou, presenciaram esporadicamente. Utilizando fundamentos da História Cultural, recolhemos e analisamos fragmentos de memórias (relatos orais) e fotografias de ex-alunas que frequentaram os colégios savinianos (colégios que ensinavam somente ao gênero feminino) até a década de 1970, no Piauí. Analisamos elementos presentes em escolas católicas onde se verificou, a partir dos rituais escolares, a constituição de uma cultura escolar própria e a sua manutenção ao longo da trajetória de vida das egressas desses estabelecimentos escolares.
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