Falando de gênero, raça e educação: trajetórias de professoras doutoras negras de universidades públicas dos estados do Ceará e do Rio de Janeiro (Brasil)
Abstract
O presente artigo tem por objetivo discorrer sobre racismo institucional e atuação de professoras doutoras e negras em universidades públicas dos estados do Ceará e Rio de Janeiro. Tratamos de equalizar e qualificar o debate, ainda caro na atualidade, sobre práticas de racismo/sexismo em instituições públicas. Para tanto, adotamos como proposta metodológica a realização de entrevistas semiestruturadas com doutoras que se autodeclararam negras. Os relatos esclarecem a persistência do racismo, suas afrontas nas trajetórias docentes, e pontuam o ativismo e as ações coletivas de enfrentamento adotadas por cada professora interpelada nesta investigação.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

