Literatura e process drama: (re)criando possibilidades / Literature and process drama:(re)creating possibilities

Autores

  • Heloise Baurich Vidor Universidade Estadual de Santa Catarina

Palavras-chave:

Leitura, Teatro, Texto, Pré-texto, Exercícios / Reading, Theater, Text, Pretext, Exercises

Resumo

Este artigo propõe a interface entre o campo da leitura e do teatro, com o ob-jetivo de focalizar a presença da literatura em processos pedagógicos teatrais, especificamente sua abordagem no process drama. A discussão é proposta com base nas experiências realizadas na disciplina Metodologia do Ensino do Teatro II - Escola, no curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina, apontando possibilidades de transposição de textos literários para estruturas de drama. O trabalho com os textos é feito a partir da proposta denominada leitura e teatralidade (VIDOR, 2016). Como resultado do trabalho, apresentam-se as estruturas redigidas pelos estudantes no formato de “exercícios de criação”.

* * *

This article proposes the interface between the fields of reading and theater, in order to focus the presence of literature in theatrical pedagogical processes, specifically its approach to process drama. The discussion is conduced based on some experiences accomplished during the Methodology of Theater Teaching II Course in an Undergraduate Program in Theater of Universidade do Estado de Santa Catarina, pointing out possibilities of transposition of literary texts to drama structures. The work with the texts is based on the proposal called reading and theatricality (VIDOR, 2016). As a result of the work, the structures written by students in the form of “creation exercises” are presented.

Downloads

Publicado

2018-02-05

Como Citar

Vidor, H. B. (2018). Literatura e process drama: (re)criando possibilidades / Literature and process drama:(re)creating possibilities. Educar Em Revista, 34(67), p. 105–120. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/56115

Edição

Seção

Dossiê Temático