Museus e Educação Histórica numa realidade contemporânea em transição
Palabras clave:
Educação Histórica, Museus, Tecnologia eletrônica, História oral, Historical Education, Museums, Electronic technology, Oral historyResumen
Mudanças contínuas em todas as esferas de nossas vidas parecem afetar a maneira como as pessoas enquanto indivíduos ou coletividades acessam, percebem e compreendem as realidades do presente e do passado. Diante de novas questões que se colocam, os museus e Educação Histórica não podem mais contar com a certeza adquirida pela experiência passada, pelas observações, estudos e pesquisas. É imperativo explorar esta realidade em mudança nos diferentes setores da vida, para que seja possível entender o papel dos museus e de outros locais da Educação Histórica nesse novo ambiente em transição. A maneira pela qual nós pensávamos e entendíamos a relação entre os museus e a Educação Histórica e, por esse motivo, ensinar, aprender e pesquisar História, devem ser reconsiderados, re-analisados e re-teorizados, levando-se em consideração a co-existência de ambos, suposições novas e tradicionais, conceitos e pré-conceitos, idéias, processos e realidades. Este trabalho discute as implicações do amplo uso da tecnologia eletrônica em relação ao aprendizado da História, especialmente no ambiente do museu, e noções do espaço em transição e processos de transição relacionados ao caráter virtual das percepções contemporâneas e representações da realidade e das fontes históricas. A discussão é baseada, principalmente, em observações relacionadas ao extenso uso público geral da História, especialmente da história oral, na esfera pública.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los Derechos Autorales para artículos publicados en la Educar em Revista son del autor, con derechos de primera publicación para la revista. La revista es de acceso público (Open Access), siendo sus artículos de uso gratuito, con atribuciones propias, en aplicaciones educacionales y no-comerciales.

