Professoras e rainhas do lar: o protagonismo feminino na imprensa periódica (1902/1940)
Keywords:
Educação. História da Educação. História das Mulheres. Gênero. Imprensa.Abstract
Os anos iniciais do século XX contaram com uma imprensa periódica que exigia maiores direitos para as mulheres, educação, instrução e o voto. Essa imprensa foi influenciada pela imprensa internacional que se veiculava no País em número suficiente e preços acessíveis. As revistas e jornais vinham principalmente dos Estados Unidos e da Europa que, nesse momento, se agitava em torno do feminismo e dos tempos de guerra. Os periódicos, de longa ou curta duração, esporadicamente contemplavam ideias acerca do papel das mulheres na sociedade e nem sempre havia unanimidade na sua ideologia e representação do protagonismo feminino. Com seu beneplácito vieram à luz as expectativas de segmentos intelectualizados da sociedade brasileira, em especial nas maiores cidades do País como São Paulo e Rio de Janeiro, no tocante à educação das mulheres e sua destinação para a maternidade, conjuntamente com a educação de crianças. A abordagem adotada volta-se para os conceitos da História da Educação, História das Mulheres, Estudos de Gênero e Imprensa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

