Vulnerabilidade ao stresse, coping e burnout em educadoras de infância portuguesas
Keywords:
vulnerabilidade ao stresse, coping, burnout, educadoras de infânciaAbstract
Esta investigação pretende analisar a relação entre vulnerabilidade ao stresse, estratégias de coping e burnout em educadoras de infância portuguesas. É um design quantitativo e transversal com uma amostra de 119 educadoras de infância portuguesas. Os instrumentos de recolha de dados são o Questionário de Vulnerabilidade ao Stresse, o Coping Job Scale e o Maslach Burnout Inventory. Os resultados indicam que, em situações de trabalho, o grupo percepciona-se não vulnerável ao stresse, utiliza maioritariamente estratégias de coping proactivas para lidar com situações indutoras de stresse e apresenta baixa prevalência de burnout; evidencia associações estatisticamente significativas entre vulnerabilidade ao stresse e as subescalas do burnout (exaustão emocional, despersonalização e realização pessoal); não revela relações estatisticamente significativas entre as estratégias de coping e o burnout. Destes resultados, se infere a necessidade de averiguar as variáveis psicológicas, contextuais ou organizacionais, que estão a contribuir para a reduzida vulnerabilidade ao stresse e baixa prevalência de burnout neste grupo profissional.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

