Competência do pensamento histórico, domínio de um panorama histórico ou conhecimento do cânone histórico?

Autores

  • Bodo Von Borries Universidade de Hamburgo

Resumo

A história é um assunto complexo com uma epistemologia complexa, oferecendo múltiplas e frequentes explicações contraditórias para e porque as coisas são como são hoje. Deve-se, portanto, ser pensada como “um modelo de pensamento” e não estritamente como uma narrativa cronológica ou cânone histórico, especialmente porque cronologias e cânones simplificam o passado, deixando de fora 99.9% do que aconteceu, particularmente experiências de pessoas comuns.  Portanto, o ensino de história deveria construir competências do pensamento histórico. A história deve ensinar mais a partir de múltiplas perspectivas, e deveria iniciar a partir das necessidades e experiências dos próprios alunos. A partir disso, o currículo poderia ir no sentido de explorar processos de mudança, eventos específicos de importância crítica para estudantes e pesquisas metodológicas. Para jovens e crianças, estudos de caso podem ser usados para constituir eventos mais concretos e significativos. Já os estudantes mais velhos podem estudar temas históricos e processos em um nível mais abstrato.

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

Von Borries, B. (2016). Competência do pensamento histórico, domínio de um panorama histórico ou conhecimento do cânone histórico?. Educar Em Revista, 32(60), p. 171–196. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45980

Edição

Seção

Dossiê Temático