Aulas de História: questões do/no tempo presente

Autores

  • Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Tempo presente, aula de História, narrativa, currículo, mediação didático-cultural

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma pesquisa voltada para a busca da compreensão de como/quais sentidos são induzidos por docentes no tempo presente, em diferentes contextos curriculares, no entendimento do “ensinar” enquanto fazer conhecer pelos sinais, produzir significados, histórica, política, teórica e culturalmente situados. Operando com o sentido de currículo como “lugar de fronteira”, no qual são realizadas mediações didático-culturais, incorporamos a necessária articulação de referenciais teóricos disciplinares do campo do currículo/educação com aqueles do campo da historiografia, de forma a possibilitar a análise epistemológica do conhecimento produzido. A metodologia utilizada possibilitou a identificação de “professores de História marcantes”. Suas aulas, após observação, foram analisadas buscando-se compreender a mobilização de saberes e referências culturais para tornar compreensível aos alunos a História ensinada no fazer curricular do/no tempo presente – o “contemporâneo do não contemporâneo”. A questão da temporalidade foi considerada na análise das explicações realizadas pelos professores, entendida como dimensão estruturante do raciocínio histórico induzido em um contexto curricular específico no/do tempo presente, bem como as possibilidades e limites das mediações didático-culturais.

Biografia do Autor

Ana Maria Ferreira da Costa Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ, doutora em Educação  pela PUCRIO, e mestre em História pela UFF, é  professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação desta Universidade, é pesquisadora do Laboratório de Estudos e Pesquisas em  Ensino de História –LEPEH, do Núcleo de Estudos de  Currículo - NEC da Faculdade de Educação da UFRJ e do Grupo de Pesquisas Oficinas da História. Desde 2008 exerce a função de diretora da Faculdade de Educação da UFRJ.

Downloads

Publicado

2015-09-23

Como Citar

Monteiro, A. M. F. da C. (2015). Aulas de História: questões do/no tempo presente. Educar Em Revista, 31(58), p. 165–182. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/42380

Edição

Seção

Demanda Contínua