Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro

Autores

  • Ana Regina Campello Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Patrícia Luiza Ferreira Rezende Instituto Nacional de Educação de Surdos

Resumo

Este artigo apresenta a trajetória histórica do Movimento Surdo em defesa das Escolas Bilíngues para Surdos, ao longo dos últimos anos, quando da iminente ameaça de fechamento da escola centenária, o Instituto Nacional de Educação de Surdos, em 2011, provocando uma mobilização sem precedentes para a inclusão das Escolas Bilíngues para Surdos no Plano Nacional de Educação – PNE, hoje sancionado pela Lei 13.005/2014. Lutamos por uma Política Nacional de Educação Bilíngue condizente para a formação da Identidade Linguística da Comunidade Surda, garantida pela Convenção Internacional sobre Direitos das Pessoas com Deficiência, que reconhece a importância da Língua de Sinais e da Cultura Surda para as Pessoas Surdas.

Downloads

Publicado

2014-08-07

Como Citar

Campello, A. R., & Rezende, P. L. F. (2014). Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro. Educar Em Revista, (Especial 2), p. 71–92. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/37229

Edição

Seção

Dossiê Temático