Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral

Autores

  • Lígia Martha C. da C. Coelho UNIRIO

Resumo

Este ensaio é tecido com falas de alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, coletadas durante pesquisa nacional que trabalhou com experiências de ampliação da jornada escolar. Discutimos concepções de Educação Integral, materializadas nas práticas de ampliação de jornada escolar, a partir do olhar desses alunos e fundadas em dois pressupostos: (1) a ampliação da jornada escolar podem influir na qualidade da educação, quando se constitui como uma formação completa do ser humano;e (2) essa concepção de Educação Integral inicia-se nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho estrutura-se em três partes que descrevem falas desses alunos, realizando inferências sobre como veem a ampliação da jornada escolar; analisam essas falas, com quadro conceitual que apresenta diferentes propostas de ampliação da jornada escolar com Educação Integral na contemporaneidade, comparando-a às falas desses alunos.

Biografia do Autor

Lígia Martha C. da C. Coelho, UNIRIO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Programa em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UNIRIO).Coordenadora do NEEPHI da UNIRIO

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Publicado

2012-11-29

Como Citar

Coelho, L. M. C. da C. (2012). Alunos no Ensino Fundamental, ampliação da jornada escolar e Educação Integral. Educar Em Revista, 28(45), p. 73–89. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/30007

Edição

Seção

Dossiê Temático