Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915)

Autores

  • Cancionila Janzkovski Cardoso UFMT
  • Lázara Nanci de Barros Amâncio UFMT

Palavras-chave:

memória da escola primária, cultura escolar, grupos escolares

Resumo

Apresentamos dados de uma pesquisa que contribui para a reconstrução da memória da cultura escolar primária, na perspectiva da História Cultural e da Cultura Escolar. Recorremos aos Relatórios da Diretoria da Instrução Pública, elaborados pelo Major José Estevão Corrêa nos cinco primeiros anos que se seguem à reforma da instrução pública realizada em 1910. Resultados indicam as relações de força entre educadores paulistas e autoridades educacionais de Mato Grosso, na instauração de um novo modelo de escola, tendo como decorrência a construção de uma cultura escolar diferenciada da que vigorou até a primeira década do século XX.

Palavras-chave: memória da escola primária; cultura escolar; grupos escolares

Biografia do Autor

Cancionila Janzkovski Cardoso, UFMT

Professora Associada da Universidade Federal do Mato Grosso, campus de Rondonópolis. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu).

Lázara Nanci de Barros Amâncio, UFMT

Professora aposentada da Universidade Federal do Mato Grosso, campus de Rondonópolis, prestando serviço voluntário ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu).

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Publicado

2012-10-18

Como Citar

Cardoso, C. J., & Amâncio, L. N. de B. (2012). Escola Primária em Mato Grosso: aspectos de uma cultura escolar em construção (1910-1915). Educar Em Revista, 28(45), p. 273–291. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/28848

Edição

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