Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência

Autores

  • Nilson Fernandes Dinis UFSCAR

Resumo

Provocado pelo conceito de “amolador de facas”, criado pelo psicólogo Luis Antonio Baptista, este artigo busca discutir alguns aspectos da violência contra estudantes LGBTT e a omissão do tema da diversidade sexual e de gênero no currículo escolar como forma oculta de homofobia e da cumplicidade de educadores e educadoras com essa violência.

Palavras-chave: homofobia; educação; diversidade sexual.

Biografia do Autor

Nilson Fernandes Dinis, UFSCAR

Professor adjunto no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Brasil. Pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É também coordenador do grupo de pesquisa Diversidade em Educação. E-mail: ndinis@ufscar.br

Downloads

Publicado

2011-04-29

Como Citar

Dinis, N. F. (2011). Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar Em Revista, 27(39), p. 39–50. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21410

Edição

Seção

Dossiê Temático