Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência

Autores/as

  • Nilson Fernandes Dinis UFSCAR

Resumen

Provocado pelo conceito de “amolador de facas”, criado pelo psicólogo Luis Antonio Baptista, este artigo busca discutir alguns aspectos da violência contra estudantes LGBTT e a omissão do tema da diversidade sexual e de gênero no currículo escolar como forma oculta de homofobia e da cumplicidade de educadores e educadoras com essa violência.

Palavras-chave: homofobia; educação; diversidade sexual.

Biografía del autor/a

Nilson Fernandes Dinis, UFSCAR

Professor adjunto no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Brasil. Pesquisador bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É também coordenador do grupo de pesquisa Diversidade em Educação. E-mail: ndinis@ufscar.br

Publicado

2011-04-29

Cómo citar

Dinis, N. F. (2011). Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar Em Revista, 27(39), p. 39–50. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21410

Número

Sección

Dossiê Temático