Debates sobre gênero na docência: O professor do sexo masculino nas séries iniciais do Rio de Janeiro-Brasil e Aveiro-Portugal
Keywords:
professor do sexo masculino, género, escolha profissional.Abstract
Resumo: Este artigo centra-se em uma investigação sobre a figura do professor do sexo masculino que trabalha no ensino público do ensino primário, onde averiguamos os motivos e as consequências da escolha profissional destes docentes que se enveredam por uma área tipicamente associada com o feminino. Analisando questionários e entrevistas com estes professores são identificadas nas suas narrativas as questões que marcaram a opção pela docência fazendo um estudo comparativo entre duas regiões: Rio de Janeiro/Brasil e Aveiro/Portugal. A presença de professores do sexo masculino na docência do ensino primário é uma forma de inserir as questões de género na educação e demonstrar que o homem também pode escolher essa actividade. Promove-se, então, discussões centradas nas representações de género que rondam o campo profissional da docência.Palavras-chave:
Published
2013-04-25
How to Cite
Rabelo, A. (2013). Debates sobre gênero na docência: O professor do sexo masculino nas séries iniciais do Rio de Janeiro-Brasil e Aveiro-Portugal. Educar Em Revista, 29(48), p. 207–234. Retrieved from https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/21257
Issue
Section
Demanda Contínua
License
Copyrights for articles published in Educar em Revista belong to the author, with the first publication copyrights reserved to the journal. The journal offers public access (Open Access), and its articles are of free use, with specific assignments, in educational and non-commercial applications.

