De Abelardo até a classificação de Xangai:as universidades e a formação dos docentes

Autores

  • Bernard Charlot Universidade de Paris X
  • Veleida Anahí da Silva Universidade Federal de Sergipe

Resumo

As universidades contemporâneas estão enfrentando desafios que despertam dúvidas sobre o seu futuro: será que “a universidade de Abelardo” ainda tem um futuro na época da classificação de Xangai? Tendo em vista que a formação dos professores foi o principal objetivo das universidades do século XX, qual será o seu destino em universidades incitadas a focalizar a pesquisa? Começa-se por esboçar o tipo ideal da universidade: o que nela deve permanecer para que ainda se possa falar de “universidade”? São propostas oito características remetendo aos professores, a suas atividades, a suas relações com os poderes, com o ambiente e com outras instituições de ensino. A seguir, evidencia-se que a formação do professor de ensino primário ficou fora das missões das universidades, até há pouco tempo, mas que a do professor de ensino secundário foi o projeto central das universidades nos tempos modernos. Por que essa diferença? Por fim, analisam-se as principais evoluções contemporâneas do ensino superior: internacionalização, mercantilização e diferenciação. Avançam-se algumas hipóteses sobre o que será a formação dos docentes naquelas universidades do século XXI.

 

Biografia do Autor

Bernard Charlot, Universidade de Paris X

Doutor e livre-docente pela Universidade de Paris X, França. Professor Honorário da Universidade de Paris 8, França. Professor Afiliado da Universidade de Porto, Portugal. Atualmente, Professor-Visitante na Universidade Federal de Sergipe (Núcleo de Pós-Graduação em Educação, Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade), Brasil.

Veleida Anahí da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8, França. Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe (Núcleo de Pós-Graduação em Educação, Núcleo de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Grupo de Pesquisa Educação e Contemporaneidade), Brasil.

 

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Publicado

2010-10-06

Como Citar

Charlot, B., & Silva, V. A. da. (2010). De Abelardo até a classificação de Xangai:as universidades e a formação dos docentes. Educar Em Revista, 26(37), p. 39–58. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/18526

Edição

Seção

Dossiê Temático