Consumo responsável: um passo além do aspecto ambiental
Palabras clave:
Consumo, Cidadania, EducaçãoResumen
Este artigo apresenta um modelo, de cunho didático e dirigido prioritariamente aos profissionais de educação, que leva em conta os diversos aspectos que devem caracterizar um consumo como responsável. Além do usual aspecto Meio Ambiente, há outros como a Publicidade, a Saúde e Segurança, e o Direito e a Ética, e que foram aqui sintetizados a partir da coleção lançada conjuntamente pelo IDEC (Instituto de defesa do consumidor) e Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial). Esta coleção é dirigida aos professores e alunos do terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental e foi elaborada no contexto dos temas transversais apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Colocando-se no papel de consumidor responsável e utilizando-se do referido modelo, pretende-se analisar um caso exemplo, Ambev, considerada a maior indústria cervejeira da América Latina e “Referência mundial na gestão da água”. Por meio desse exemplo, procura-se mostrar que o “respeito à natureza” (no caso, elemento água) é um parâmetro necessário, mas insuficiente para caracterizar um consumo como responsável e que os demais aspectos apontados acima devem ser considerados.
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