FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA DISCURSIVA NA EDUCAÇÃO CTS

Autores

  • Suzani Cassiani UFSC
  • Irlan Von Linsingen

Resumo

Neste estudo apresentamos algumas reflexões sobre um trabalho realizado em salas de aula de oitavas séries de ciências, realizado por turmas da licenciatura em Ciências Biológicas, especificamente nas disciplinas de Metodologia e Instrumentação para o Ensino de Ciências. O objetivo principal é criar possibilidades dos licenciandos vivenciarem o cotidiano de uma escola pública, desenvolvendo uma intervenção didática numa perspectiva discursiva na educação CTS. Dessa forma, nossas referências têm se pautado na análise do discurso e no funcionamento da linguagem em aulas de ciências e tecnologia. São apresentados e discutidos alguns resultados dessa proposta de formação inicial de professores e a pertinência da abordagem temática para a construção de sentidos sociais-culturais e ambientais do conhecimento científico contextualizado.

Palavras-chave: Análise do Discurso; educação CTS; formação de professores.

 

Biografia do Autor

Suzani Cassiani, UFSC

Drª em Educação. Instituição atual: Programa de Pós Graduação. em Ed. Científica e Tecnológica – UFSC

 

Irlan Von Linsingen

Drº  em Educação. Instituição atual: Programa de Pós Graduação. em Ed. Científica e Tecnológica – UFSC.

 

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Como Citar

Cassiani, S., & Linsingen, I. V. (2009). FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: PERSPECTIVA DISCURSIVA NA EDUCAÇÃO CTS. Educar Em Revista, 25(34), p. 127–147. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/16516

Edição

Seção

Dossiê Temático