Educação Interprofissional na Graduação em Saúde: aspectos avaliativos da implantação na Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

Autores

  • Rinaldo Henrique Aguilar da Silva Faculdade de Medicina de Marília

Palavras-chave:

Educação Interprofissional, Avaliação, Graduação em Saúde, Currículo

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma reflexão da implantação da educação interprofissional em saúde da Famema, destacando as principais fragilidades e fortalezas relatadas, por professores e estudantes, durante o processo de avaliação. A educação interprofissional vem sendo utilizada como estratégia de ensino em vários países visando à formação de profissionais mais críticos, reflexivos, capazes de trabalhar em equipe e de aprenderem juntos com as outras profissões. Foi possível verificar que na Famema as fragilidades e fortalezas apresentadas referiram-se aos seguintes aspectos: a) entendimento do que é educação interprofissional; b) o trabalho em equipe na atenção primária em saúde; c) os conteúdos das especialidades e o ganho de conhecimento cognitivo; d) a avaliação como momento de aprendizagem. Conclui-se que apesar dos grandes desafios ainda existentes, este modelo de educação interprofissional na Famema está em consonância com a imagem objetivo proposta.

Biografia do Autor

Rinaldo Henrique Aguilar da Silva, Faculdade de Medicina de Marília

Pós-doutorando em Ensino Superior em Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) – Mestre e Doutor em Genética e Evolução – Especialista em Administração Universitária e Gestão Acadêmica - Docente da Faculdade de Medicina de Marília (Famema)

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Publicado

2011-04-29

Como Citar

Aguilar da Silva, R. H. (2011). Educação Interprofissional na Graduação em Saúde: aspectos avaliativos da implantação na Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Educar Em Revista, 27(39), p. 159–175. Recuperado de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/14432

Edição

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