Educação em classes hospitalares: transformando ações e concepções à luz da teoria da complexidade
Palavras-chave:
educação, classe hospitalar, complexidade humana, education, hospital class, human complexityResumo
O presente artigo objetiva discutir a educação em classes hospitalares em
vista da crescente expansão desses ambientes educacionais. Nesse sentido,
pretende-se aliar a organização institucional do hospital a pressupostos teóricos
que permitam pensar uma nova concepção educacional que considere
a complexidade do sujeito em hospitalização, partindo da valorização da
sua condição humana e existencial e da superação de processos disjuntivos
que caracterizam o tratamento da criança hospitalizada. Para tal,
serão utilizadas porções teóricas de Santos (2002a, 2002b, 2002c), Morin
(2002, 2003), Ceccim (1997), Ortiz (2002, 2003), Fonseca (2003) e demais
autores que nos auxiliem a discutir hipóteses inerentes à prática educativa
em hospitais nos espaços das classes hospitalares, fornecendo subsídios
para enfrentar a transição paradigmática e para conseguir identificar as
vibrações ascendentes do paradigma emergente. Com isso, apontamos a
necessidade de desenvolver uma atitude estratégica sustentada na crítica
do paradigma hegemônico e de invenções credíveis de novas formas de
conhecimento e organização em ambientes educacionais hospitalares que
primem pelo atendimento integral à criança hospitalizada. Dessa forma, recorremos à teoria da complexidade para melhor compreender a condição
humana e, em conseqüência, impedir a estruturação de princípios fragmentadores
no processo de desenvolvimento organizacional das instituições
de saúde e educação.
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.