Métodos de avaliação para aprendizagem
o que evidenciam os professores de países latino-americanos no questionário contextual do PISA 2018?
DOI:
https://doi.org/10.1590/1984-0411.93764Parole chiave:
Avaliação de Sistema, PISA, Políticas Educacionais, Aprendizagem, América LatinaAbstract
O Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) é um exame padronizado realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de mensurar o nível educacional de jovens de 15 anos em Leitura, Matemática e Ciência. O objetivo deste artigo consiste em analisar quais são e com que frequência os docentes utilizam métodos de avaliação da aprendizagem de seus alunos para além do PISA. Caracteriza-se como uma pesquisa de natureza mista que utiliza as respostas dos professores de cinco países da América Latina (Brasil, Chile, Panamá, Peru e República Dominicana) que responderam ao questionário contextual do PISA de 2018. Os resultados permitiram organizar as discussões a partir de três categorias de análises que se alinham com os métodos de avaliação para aprendizagem, concentrando-se nas dimensões: a) heteroavaliação; b) autoavaliação; e c) retroalimentação. Predominantemente, a heteroavaliação foi a abordagem central, refletindo uma tradicional ênfase no papel ativo do professor avaliador. A ausência de coavaliação e avaliação compartilhada destaca uma lacuna nas práticas avaliativas, indicando a necessidade de promover avaliações mais colaborativas e entre pares. Conclui que esses resultados devem ser interpretados considerando as diferenças contextuais e políticas locais, revelando a complexidade das práticas avaliativas e indicando a importância de adotar métodos abrangentes e colaborativos para aprimorar ambientes educacionais mais inclusivos e preocupados com os processos de aprendizagem dos estudantes da educação básica.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Todo o conteúdo do periódico está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.
Os Direitos Autorais para artigos publicados na Educar em Revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. A revista é de acesso público (Open Access), sendo seus artigos de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.