Pedagogia Freireana e Pedagogia Histórico-Crítica

aproximações a partir do Materialismo Histórico-Dialético

Autori

DOI:

https://doi.org/10.1590/1984-0411.85067

Parole chiave:

Paulo Freire, Dermeval Saviani, Categorias Dialéticas, Processo Educativo

Abstract

Com o intuito de tecer relações entre a Pedagogia Freireana e Histórico-Crítica com base nas categorias realidade objetiva, trabalho, contradição/superação, mediação e práxis derivados do materialismo históricodialético, foi realizada uma pesquisa qualitativa comparativa entre obras de Paulo Freire e Dermeval Saviani, selecionadas de modo a possibilitar percepção do desenvolvimento histórico das teorias. Com base em trechos que permitissem compreender a apropriação das categorias elencadas nas concepções pedagógicas por eles apresentadas, foi possível compreender a forma pela qual as categorias foram apropriadas pelos autores supracitados, além do estabelecimento de aproximações e distanciamentos entre as vertentes. Dessa forma, se evidenciou a relação das Pedagogias Freireana e Savianística com os elementos do materialismo histórico-dialético, além da base fenomenológica presente na teoria Freireana. Perceberam-se aproximações no que tange o compromisso em possibilitar a superação da opressão vivida pela classe trabalhadora por meio do processo de humanização, na concepção de realidade como objetiva e da possibilidade de conhecimento a partir de movimentos de análise e da validação na práxis como elementos centrais do processo desenvolvimento humano. Os distanciamentos encontrados foram concernentes à importância dada a subjetividade do sujeito, na teoria de Paulo Freire, e no método de ensino (conteúdo-forma), por Saviani, como categorias centrais da organização da prática pedagógica.

Biografie autore

João Paulo Stadler, Insituto Federal do Paraná - campus Palmas

Doutorando em Formação Científica, Educacional e Tecnológica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba, Paraná, Brasil; Professor, Instituto Federal do Paraná (IFPR), Palmas, Paraná, Brasil.

Nancy Rosa Alba Niezwida, Universidad Nacional de Misiones

Doutora em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Docente, Universidad Nacional de Misiones (UNAM), Posadas, Misiones, Argentina.

Marcelo Lambach, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Professor Adjunto, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Curitiba,
Paraná, Brasil.

Pubblicato

2024-11-28

Come citare

Stadler, J. P., Niezwida, N. R. A., & Lambach, M. (2024). Pedagogia Freireana e Pedagogia Histórico-Crítica: aproximações a partir do Materialismo Histórico-Dialético. Educar Em Revista, 40(1), e85067. https://doi.org/10.1590/1984-0411.85067

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua