Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças

Autori

  • Fernanda Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Parole chiave:

children, school, socialization, crianças, escola, socialização

Abstract

 

O trabalho apresenta uma pesquisa etnográfica conduzida na cidade de

Porto Alegre, onde se buscou entender os processos de socialização escolar

a partir dos depoimentos de oito crianças. O artigo explora três temas,

sendo o primeiro a transição de série que implica dificuldades, prazeres e

medos. O segundo se refere à idéia de “ter futuro” como conseqüência das

aprendizagens na escola, assim apresentada explicitamente pelas crianças

mais pobres. Por último, o contexto do recreio é focalizado para mostrar

a complexidade das relações de amizade entre pares.

 

Biografia autore

Fernanda Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Come citare

Müller, F. (2008). Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças. Educar Em Revista, 24(32), p. 123–141. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8141

Fascicolo

Sezione

Demanda Contínua