Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças

Autores/as

  • Fernanda Müller Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palabras clave:

children, school, socialization, crianças, escola, socialização

Resumen

 

O trabalho apresenta uma pesquisa etnográfica conduzida na cidade de

Porto Alegre, onde se buscou entender os processos de socialização escolar

a partir dos depoimentos de oito crianças. O artigo explora três temas,

sendo o primeiro a transição de série que implica dificuldades, prazeres e

medos. O segundo se refere à idéia de “ter futuro” como conseqüência das

aprendizagens na escola, assim apresentada explicitamente pelas crianças

mais pobres. Por último, o contexto do recreio é focalizado para mostrar

a complexidade das relações de amizade entre pares.

 

Biografía del autor/a

Fernanda Müller, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cómo citar

Müller, F. (2008). Socialização na escola: transições, aprendizagem e amizade na visão das crianças. Educar Em Revista, 24(32), p. 123–141. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/8141

Número

Sección

Demanda Contínua