Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa

Autori

  • Paula Maria Mendes da Costa Neves Instituto Politécnico de Coimbra- Escola Superior de Educação
  • Rui Alexandre Paixão Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Parole chiave:

otimismo académico, escolas, confiança, ênfase académica, eficácia coletiva

Abstract

Vários estudos nos EUA e em Taiwan têm confirmado a existência de uma propriedade coletiva das escolas designada como otimismo académico, constituída pela interação dinâmica de três outras dimensões (eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica).

O objetivo deste trabalho é verificar se, em escolas de um contexto cultural diferente, o otimismo académico pode também ser considerado como um construto único, que se manifesta através da perceção da eficácia coletiva dos docentes, da confiança do seu corpo docente nos estudantes e nos pais e da ênfase académica.

A amostra deste estudo é constituída por 382 professores de 35 escolas portuguesas. Os índices fornecidos pela análise fatorial confirmatória (X2 = 100.9 gl = 5 ; GFI =.958; CFI=.964; RMSEA=.051) suportam a adequação do modelo aos dados e permitem concluir que, também no contexto europeu, o otimismo académico pode ser visto como uma propriedade coletiva das escolas subjacente a três outras propriedades: eficácia colética, confiança nos pais e alunos e ênfase académica.

Biografie autore

Paula Maria Mendes da Costa Neves, Instituto Politécnico de Coimbra- Escola Superior de Educação

Docente Area Científica de Psicologia e Ciências da Educação

Rui Alexandre Paixão, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra

Docente da area de  Psicologia Clínica

Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra

Pubblicato

2016-06-29

Come citare

Neves, P. M. M. da C., & Paixão, R. A. (2016). Otimismo académico: confirmação de um construto na realidade portuguesa. Educar Em Revista, 32(60), p. 247–259. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/45623

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