Políticas e práticas inclusivas no ensino fundamental: das implicações nacionais às locais

Autori

  • Denise Meyrelles de Jesus Universidade Federal do Espírito
  • Alexandro Braga Vieira Universidade Federal do Espírito Santo

Abstract

A Constituição Federativa do Brasil de 1988, em seu art. 205, sinaliza que a Educação é um direito público e subjetivo, isto é, um direito de todos e um dever do Estado. A partir de então, muitos movimentos vêm sendo instituídos, em âmbito nacional e local, para que pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação tenham as escolas de ensino comum como espaço-tempo de aquisição de conhecimentos. Esses movimentos vêm impulsionando os estados e os      municípios brasileiros a instituírem políticas públicas, tanto para a formação de professores quanto para a reorganização das estruturas das unidades de ensino, dos currículos escolares e dos processos de avaliação, visando a garantir a esses alunos acesso, permanência e ensino nas escolas de educação básica. O presente texto busca problematizar como as legislações nacionais de Educação Especial vêm sendo assumidas pelos municípios do Estado do Espírito Santo, colocando em tela as tensões, os desafios e as possibilidades que atravessam esse processo.

Biografie autore

Denise Meyrelles de Jesus, Universidade Federal do Espírito

Bolsista CNPq – 2007-2010, Professora do Departamento de Educação, Políticas e Sociedade do Centro de Estudos do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito
Santos (DEPS-CE/PPGE-UFES) Brasil.

Alexandro Braga Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE- UFES)

Pubblicato

2011-11-16

Come citare

Jesus, D. M. de, & Vieira, A. B. (2011). Políticas e práticas inclusivas no ensino fundamental: das implicações nacionais às locais. Educar Em Revista, 27(41), p. 95–108. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/25004

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático