Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexa

Autori

  • Aline Galvão Spinillo Universidade Federal de Pernambuco
  • Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Jane Correa Universidade Federal do Rio de Janeiro

Abstract

O presente artigo, de natureza teórica e com base em pesquisas realizadas com crianças, discute as complexas relações entre consciência metalingüística e compreensão leitora a partir da consciência fonológica, da consciência morfológica e da consciência metatextual. A consciência fonológica refere-se à habilidade de refletir acerca dos sons que compõem as palavras, auxiliando no processo de decodificação que, por sua vez, contribui para a compreensão de leitura. A consciência morfológica pode ser entendida como a habilidade de refletir sobre os morfemas, que são as menores unidades lingüísticas que têm significado próprio. O que se observa é que a informação relativa à decodificação interage com informações sintático-semânticas oriundas do conhecimento que o leitor possui acerca da morfologia da língua, contribuindo para a leitura de textos. A consciência metatextual refere-se à habilidade de refletir sobre as propriedades dos textos. Diferentemente da consciência fonológica e morfológica, as relações entre a consciência metatextual e a compreensão leitora não são tão claras, havendo resultados divergentes quanto à contribuição do conhecimento sobre as propriedades do texto para a compreensão textual. O entendimento dessas relações permite construir um quadro teórico a respeito do papel da consciência metalinguística, seja em relação ao fonema, ao morfema ou às propriedades do texto, na compreensão textual; bem como extrair implicações educacionais acerca da aprendizagem da leitura.

 

Biografie autore

Aline Galvão Spinillo, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Psicologia pela Universidade de Oxford, Inglaterra; Professora da Universidade Federal de Pernambuco

Márcia Maria Peruzzi Elia da Mota, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia pela Universidade de Oxford, Inglaterra; Professora da Universidade Salgado de Oliveira e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Jane Correa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Psicologia pela Universidade de Oxford, Inglaterra; Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Pubblicato

2010-12-24

Come citare

Spinillo, A. G., Mota, M. M. P. E. da, & Correa, J. (2010). Consciência metalinguística e compreensão de leitura: diferentes facetas de uma relação complexa. Educar Em Revista, 26(38), p. 157–171. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/20355

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático