A privacidade da miniatura: uma pesquisa em cotidiano escolar

Autori

  • Mitsi Pinheiro de Lacerda Universidade Federal Fluminense

Parole chiave:

cotidiano escolar, organização discente, organização escolar.

Abstract

Dentre os inúmeros movimentos que se processam na escola, este texto se aproxima de alguns empreendidos pelos estudantes, buscando com­preender a tessitura daquilo que produzem silenciosamente. Em meio a observações realizadas em cotidiano escolar e a partir das proposições de Certeau, convida a desconfiarmos daquilo que se mostra aparentemente re­petitivo, rotineiro e pouco significativo, buscando compreender e aprender com as lógicas ali presentes. Considerando o cotidiano escolar enquanto espaço de pequenas dimensões que não reproduz a sociedade (mas que a contém), trata-o enquanto miniatura que preserva sua privacidade devido ao desconhecimento sobre o que ali é praticado. Conclui afirmando que o conhecimento sobre a escola precisa aproximar aspectos universais que a organizam, de movimentos perceptíveis no detalhe, nos diferentes usos que lhe conferem os praticantes.

Palavras-chave: cotidiano escolar; organização discente; organização escolar.

 

Biografia autore

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Departamento de Educação Matemática.

Pubblicato

2009-11-30

Come citare

Lacerda, M. P. de. (2009). A privacidade da miniatura: uma pesquisa em cotidiano escolar. Educar Em Revista, 26(36), p. 233–244. Recuperato da https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12632

Fascicolo

Sezione

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