A privacidade da miniatura: uma pesquisa em cotidiano escolar

Autores/as

  • Mitsi Pinheiro de Lacerda Universidade Federal Fluminense

Palabras clave:

cotidiano escolar, organização discente, organização escolar.

Resumen

Dentre os inúmeros movimentos que se processam na escola, este texto se aproxima de alguns empreendidos pelos estudantes, buscando com­preender a tessitura daquilo que produzem silenciosamente. Em meio a observações realizadas em cotidiano escolar e a partir das proposições de Certeau, convida a desconfiarmos daquilo que se mostra aparentemente re­petitivo, rotineiro e pouco significativo, buscando compreender e aprender com as lógicas ali presentes. Considerando o cotidiano escolar enquanto espaço de pequenas dimensões que não reproduz a sociedade (mas que a contém), trata-o enquanto miniatura que preserva sua privacidade devido ao desconhecimento sobre o que ali é praticado. Conclui afirmando que o conhecimento sobre a escola precisa aproximar aspectos universais que a organizam, de movimentos perceptíveis no detalhe, nos diferentes usos que lhe conferem os praticantes.

Palavras-chave: cotidiano escolar; organização discente; organização escolar.

 

Biografía del autor/a

Mitsi Pinheiro de Lacerda, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Departamento de Educação Matemática.

Publicado

2009-11-30

Cómo citar

Lacerda, M. P. de. (2009). A privacidade da miniatura: uma pesquisa em cotidiano escolar. Educar Em Revista, 26(36), p. 233–244. Recuperado a partir de https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/12632

Número

Sección

Demanda Contínua