Práticas docentes em tensionamento: produção de falsetes pedagógicos a partir das propostas curriculares de leitura e escrita da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

Auteurs-es

Mots-clés :

alfabetização, leitura e escrita, currículo, práticas docentes, falsetes pedagógicos

Résumé

Este artigo apresenta parte dos resultados de pesquisa de doutorado de uma das autoras que teve como objetivo conhecer e analisar o que mobiliza professores em suas práticas docentes, em relação ao trabalho com a leitura e a escrita, da Educação Infantil ao primeiro ano do Ensino Fundamental. Nele, são discutidas as contradições e tensões que envolvem as propostas curriculares da SME-Rio, que objetivam encaminhar o trabalho pedagógico da pré-escola e do 1º ano do Ensino Fundamental, em relação à oralidade, leitura e escrita. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em duas turmas de pré-escola e uma de 1o. ano do ensino fundamental, que contou com os estudos de Mikhail Bakhtin para sustentar a concepção de pesquisa e as análises do material de campo. A pesquisa evidenciou compassos e descompassos entre as propostas curriculares das duas etapas educacionais. Alfabetização e letramento são entendidos como indissociáveis, mas nos documentos aparecem de forma separada, dando pouca ênfase às questões discursivas. Observouse que uma das formas encontradas pelos professores frente aos tensionamentos, ao apontarem as consonâncias e dissonâncias contidas nas orientações curriculares, foram os falsetes pedagógicos, formas próprias de enfrentarem as contradições.

Bibliographies de l'auteur-e

Letícia Santos da Cruz, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela UFRJ, formação Psicanalítica e formação em Música Sacra. Tem Mestrado em Educação pela UFRJ, sob a orientação da Profª Drª Ludmila Thomé de Andrade. Doutora em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFRJ na Linha de Currículo, Docência e Linguagem, sob a orientação da Professora Drª Patrícia Corsino e Coorientação da Professora Drª Ludmila Thomé de Andrade, participando principalmente nos seguintes temas: alfabetização, leitura e escrita na Educação Infantil, formação continuada, formação de professores. Atualmente é professor na Rede Municipal do Rio de Janeiro.

Patrícia Corsino, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação -PPGE da UFRJ. Doutora em Educação pela PUC-Rio.

Ludmila Thomé de Andrade, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora Titular de Formação de Professores da Faculdade de Educação da UFRJ. Doutorado em Educação pela Université Paris VIII Vincennes-Saint Denis. Pesquisadora da área da Alfabetização, leitura e Escrita. Foco específico na Formação de Professores.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2024-08-27

Comment citer

Cruz, L. S. da, Corsino, P., & de Andrade, L. T. (2024). Práticas docentes em tensionamento: produção de falsetes pedagógicos a partir das propostas curriculares de leitura e escrita da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Educar Em Revista, 40(1), e93016. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/93016

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ: Alfabetização e currículo: entre a fixação de significados e as experimentações que criam fissuras