Sentidos atribuídos à educação escolar pelos Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos/SC e a articulação desse direito com outras lutas

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação escolar indígena. Sujeitos escolares indígenas. Guarani. Currículo. Infância.

Résumé

Este artigo é fundamentado em pesquisa realizada com crianças indígenas e seus professores a respeito dos sentidos por eles atribuídos à educação escolar e como esta se articula à luta dos povos indígenas pelo reconhecimento de suas culturas e direitos. Utilizam-se como aporte teórico discussões decoloniais em associação com contribuições provindas de estudos sobre educação escolar indígena. Além da etapa dedicada à realização de estudos bibliográficos e documentais, foi realizada pesquisa empírica na Escola Itaty/SC, com emprego de estratégias do método etnográfico, como observação participante, registros fotográficos, conversas informais, entrevistas, desenhos e narrativas orais produzidas sobre estes pelas crianças, com ênfase nestes dois últimos recursos. Os resultados deixam entrever que as experiências educativas destacadas pelas crianças e professores, mesmo quando vinculadas ao contexto escolar, se expandem para além da escola, mobilizando diferentes atores sociais e borrando fronteiras culturais, etárias e identitárias, ao ponto de gestar situações de ensino-aprendizagem agenciadoras de modos plurais e, por vezes insurgentes, de ser criança, adulto, professor, estudante, guarani, ativista, cidadão etc. Conclui-se que conhecer a perspectiva e os anseios dos atores diretamente implicados na educação escolar indígena acerca deste tema é um caminho que pode levar não apenas à compreensão do papel que a escola exerce na perpetuação ou enfrentamento das inúmeras opressões/violências sob as quais vivem as populações indígenas, mas à potencialização da construção da luta política que elas podem empreender em diferentes campos (educação, moradia, território, saúde etc.).

Bibliographies de l'auteur-e

Ivone Maria Mendes Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2004), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2008), mestrado em Educação pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET/MG (2008), doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP (2013), pós-doutorado em Educação pela USP (2020). Atualmente é professora adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim/RS, onde atua desde 2010 junto aos cursos de licenciatura da instituição e ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

Nauíra Zanardo Zanin, Universidade Federal da Fronteira Sul

ossui graduação em Faculdade de Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2018). Pós-doutoranda no Programa de PósArq/UFSC. É professora adjunta da Universidade Federal da Fronteira Sul e Pesquisadora do Núcleo de Dinâmicas Urbanas e Patrimônio Cultural (NAUI) da UFSC, do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Brasil Plural (IBP). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Edificações e Comunidades Sustentáveis, atuando principalmente nos seguintes temas: sustentabilidade no ambiente construído, construção autóctone, arquitetura junto a povos indígenas, ambientes escolares, lugares de aprendizagem, apropriação do espaço, percepção ambiental e paisagem cultural.

Publié-e

2024-05-03

Comment citer

Mendes Silva, I. M., & Zanin, N. Z. (2024). Sentidos atribuídos à educação escolar pelos Guarani da Terra Indígena Morro dos Cavalos/SC e a articulação desse direito com outras lutas. Educar Em Revista, 40(1), e88555. Consulté à l’adresse https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/88555

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ Infância(s), Movimentos Sociais e Cidade: currículo(s) e formação docente