A Arte de viver e de contar histórias

experiências de professoras na Educação Básica

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.1590/1984-0411.87633

Mots-clés :

Contadoras de Histórias, Formação de Leitores, Mediação Cultural

Résumé

Este artigo objetiva analisar as percepções de professoras contadoras de histórias acerca da mediação de
leitura por meio da arte de contar histórias. É uma pesquisa qualitativa aplicada, realizada por meio de
entrevista episódica, junto a cinco professoras que atuam na Rede de Ensino Municipal de Caxias do Sul, Rio
Grande do Sul. Os principais aportes teóricos para a sistematização dos dados foram Sisto (2012), Neitzel;
Carvalho (2016) e Zumthor (2020). O tratamento dos dados ancorou-se em abordagem descritiva à luz do
escopo teórico eleito. Como resultados, indica-se que as professoras contadoras de histórias contam histórias
porque acreditam na potência dessa mediação para o agenciamento de leitores; investem na contação de
histórias pelo viés da leitura fruitiva que entende o texto literário como objeto estético e artístico a ser
apreciado; desenvolvem a contação de histórias como mediação cultural carregada de afetos para provocar
crianças e adolescentes; aprenderam a arte de contar histórias na prática da docência e ao atuarem em
bibliotecas; necessitam de oportunidades para ampliar sua formação como contadoras.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Flávia Brocchetto Ramos, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Letras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil; Professora, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Roger Andrei Castro Vasconcelos, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutor em Educação, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil; Diretor, Roger Castro Eventos; criador e diretor, Grupo Vivandeiros da Alegria.

Adair de Aguiar Neitzel, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Literatura, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil; Professora, Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Itajaí, Santa Catarina, Brasil.

Téléchargements

Publié-e

2024-11-28

Comment citer

Ramos, F. B., Castro Vasconcelos, R. A., & Neitzel, A. de A. (2024). A Arte de viver e de contar histórias: experiências de professoras na Educação Básica. Educar Em Revista, 40(1), e87633. https://doi.org/10.1590/1984-0411.87633

Numéro

Rubrique

Demanda Contínua